• Newtec

Vacas que “falam”? Startup cria coleira com IA para processar dados

Tecnologia criada por agtech gaúcha monitora rebanhos e melhora a produtividade e a saúde das vacas leiteiras com o uso de dados em tempo real

Vacas que "falam"? Startup cria coleira com inteligência artificial para processar dadosEm um momento em que o setor agropecuário tem sido o principal motor do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com um aumento de 21,6% no primeiro trimestre de 2023, gerando o maior número desde o quarto trimestre de 1996, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empresas de tecnologia têm conquistado cada vez mais espaço no mercado através da oferta de soluções que aumentam a produtividade e a eficiência agrícola.

No meio desse cenário positivo, despontam as agtechs, startups focadas no agronegócio. Uma delas é a COWMED, agtech gaúcha especializada em soluções tecnológicas para o setor agropecuário, que está impulsionando a produtividade e a eficiência no campo com sua abordagem inovadora.

Número de trabalhadores no agro alcança mais de 28 milhões no 1º trimestre

Fundada em Santa Maria (RS), a empresa ganhou espaço no mercado ao desenvolver uma coleira equipada com Inteligência Artificial que faz as “vacas leiteiras falarem” através do que eles chamam de Internet das Vacas, nome criado fazendo alusão à Internet das Coisas (IoT).

Com essa tecnologia, todo o processamento de dados é feito em tempo real. Dessa forma, as informações são enviadas pelo sistema ao pecuarista, possibilitando a visualização das informações em seu dispositivo e, assim, ser notificado de situações como sintomas precoces de doenças, ciclo reprodutivo e ajuste da dieta do rebanho.

Essa inovação oferece uma maneira eficaz de monitorar e prover um melhor bem-estar às vacas leiteiras, ao mesmo tempo em que aumenta a produção leiteira, sendo altamente benéfica aos produtores de leite.

Smartwatch das vacas?

Um dos fundadores da startup, Thiago Martins, explica que a coleira funciona como uma espécie de “smartwatch” para as vacas, permitindo que os produtores monitorem diferentes variáveis, como o tempo de ruminação, alimentação, descanso, caminhada e conforto térmico.

“Essas informações são processadas por meio de inteligência artificial, fornecendo insights valiosos e permitindo ajustes precisos para garantir o conforto e saúde das vacas”, comenta Martins.

Batizada de VIC, a inteligência artificial da COWMED fornece informações valiosas que permitem aos produtores ajustar o manejo nutricional do rebanho. “O sistema ainda oferece a opção para acompanhar os horários em que ocorrem níveis de estresse térmico, possibilitando que o produtor adote medidas como banho ou ventilação para garantir o bem-estar das vacas”, salienta.

Com uma abordagem inovadora e foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor agropecuário, plataformas de Inteligência Artificial estão impulsionando a eficiência e a produtividade no campo, contribuindo para o crescimento contínuo do mercado agrícola brasileiro.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter