• Newtec

Valtra destaca soluções em agricultura de precisão a todos os agricultores

Valtra destaca suas soluções em agricultura de precisão a todos os agricultoresMarca amplia oferta de Plantadeira Momentum e traz piloto automático elétrico que pode ser instalado em máquinas novas ou antigas ou até mesmo de outras marcas

Ribeirão Preto (SP) – A Valtra traz para a Agrishow duas novidades que atendem diferentes perfis de produtores rurais, sempre com foco em inovações que tornam as tarefas na agricultura mais sustentáveis e simples, ao mesmo tempo em que melhoram os resultados de produtividade.

A começar pela ampliação da família da plantadeira dobrável Momentum, agora com versões com menor número de linhas (18, 20, 22 e 24) para atender um maior número de produtores, principalmente para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Um dos grandes diferenciais é a tecnologia embarcada Weight Transfer, que proporciona profundidade homogênea na deposição de sementes.

O sistema SmartFrame mantém, de forma automática, todas as linhas de plantio em contato com o solo, independente do relevo e mesmo em bases largas e curvas de nível. O índice de singulação (dosagem semente a semente) da plantadeira chega a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores a 10 km/h de plantio.  

Com capacidade para 3.500 litros de sementes, os novos modelos, assim como no restante da família Momentum, também possuem a versão com caixa para armazenagem de fertilizantes. Nesta opção, contam com o vApply Granular, uma tecnologia Precision Planting® que controla e monitora a distribuição de adubo com exatidão, evitando desperdícios ou insuficiências na aplicação que seriam prejudiciais ao desenvolvimento da planta.

A Momentum manteve a versatilidade de transporte conhecida nos modelos maiores. Dobrada, a fica com 3,6 metros, sem a necessidade de desmontagem, podendo passar por porteiras e pontes com facilidade e segurança. O tempo de abertura e fechamento é de menos de 1,5 minuto, proporcionando agilidade no deslocamento da máquina ou no trabalho em diferentes áreas da propriedade. 

“As novas plantadeiras fazem o combo perfeito com tratores Valtra, como o T250 CVT, que possui câmbio automático que sempre busca a rotação ideal para os manejos. A união desses dois produtos resulta em maior rendimento nas operações, com robustez, precisão e economia”, afirma Fabio Dotto, diretor de Marketing de Produto Valtra e Fendt.    

Agricultura de precisão para todos

Ampliando sua oferta de produtos para agricultura de precisão e facilitando sua adoção, a Valtra oferece um variado conjunto de tecnologias inteligentes, que ajudam na eficiência operação, permitindo que agricultores foquem nas decisões importantes da lavoura.

O Fuse Guide, por exemplo, é um piloto automático elétrico universal que pode ser instalado em máquinas novas ou usadas ou até mesmo de outras marcas. Para que a tecnologia seja embarcada, é necessário trocar o volante comum pelo que compõe o kit. O novo equipamento passa então a ser controlado automaticamente por um motor elétrico de acordo com os dados inseridos no terminal, que por sua vez recebe informações do receptor de posição.

“Esse receptor (Smart 7) é compatível com diversos sinais de satélite e pode chegar a uma precisão de 2,0 centímetros. Isso significa que o produtor rural terá um plantio mais eficiente com um melhor aproveitamento da área trabalhada, ou seja, evitando transpasses ou falhas na operação de plantio, possibilitando trabalhar em condições adversas, reduzindo o stress operacional e garantindo maior eficiência operacional no final da jornada de trabalho, além disso, um estande de plantas homogêneo para que todas elas recebam a mesma quantidade de luz e nutrientes do solo”, diz Ravel Feron Dagios, coordenador comercial de agricultura de precisão Fuse, marca de tecnologia da AGCO.

Por ser um equipamento universal, o Fuse Guide pode ser transferido em máquinas de todas as marcas, tanto para as que tenham saído de fábrica sem piloto automático, quanto para as que já estão no campo. Para atender os mais diferentes modelos, o kit está disponível em três versões de telas (FUSE 5, FUSE 7 e FUSE 10). Dessa forma, todos os maquinários podem contar com o mesmo equipamento e diretrizes inseridas no terminal.

Para a colheita, a Valtra apresenta o Fuse PRO SENSE que gera dados precisos sobre a produtividade da lavoura. Para isso, o sistema conta com sensor óptico, que emite feixes de luz e realiza leituras consistentes até mesmo de culturas mais leves, como é o caso do sorgo. A solução faz a compensação automática de inclinação, conforme a colheitadeira se movimenta no campo. A largura de corte também passa a ser automatizada, com a possibilidade de configuração para até 16 seções, resultando em informações fidedignas ao que é colhido pela máquina. Para aperfeiçoar essa acuracidade, um copo calibrador faz a aferição do volume colhido.

O Smart Turn foi desenvolvido para automatizar no manejo do trator em curvas, uma das situações que mais exige causam o desgaste físico do operador, que nem precisa tocar no volante durante a manobra. O sistema pode ser instalado em tratores da Série S4, que já possuem piloto automático. Com essa tecnologia, o condutor consegue manter seu foco de atenção no trabalho, garantindo assim a qualidade. O equipamento trabalha seguindo as informações geradas pelos dispositivos de precisão embarcados no trator, economizando tempo e minimizando falhas durante o percurso. 

A Geo-Bird é uma plataforma digital para criação de linhas de orientação para os trabalhos no campo. A ferramenta gratuita chega ao Brasil com o suporte das concessionárias Valtra e pode ser utilizada em todos os tamanhos de lavouras, especialmente para terrenos planos, que permitam linhas retas e bem definidas.  O usuário pode desenhar ou importar áreas para o sistema, e após isso, inserir o tamanho do implemento que irá trabalhar no talhão e a velocidade média da operação. Com esses dados salvos, a plataforma irá gerar opções de linhas de orientação, com informações sobre o número de manobras, distância percorrida e o tempo dedicado para cada uma das alternativas.

Deixe um comentário

Leia mais

  • Bucher Hydraulics
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • rokim Portal Maquinas Agricolas
  • Bucher Hydraulics

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Assine nossa Newsletter