Máquinas e Inovações Agrícolas

Vencedores do prêmio Melhores da Terra

Os 10 vencedores da 31ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra foram anunciados no dia 24 de agosto na Expointer – sendo oito produtos e dois trabalhos científicos. Neste ano, o prêmio registrou 709 inscritos em suas quatro categorias: Novidade Agrishow, Novidade Expointer, Pesquisa & Desenvolvimento e Destaque. Para avaliar os inscritos na categoria Destaque, que avalia equipamentos em uso há, no mínimo, um ano, a Comissão Julgadora visitou 226 cidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e entrevistou 314 usuários.

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra reconhece anualmente o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos agrícolas, como forma de incentivar a evolução tecnológica e contribuir para a maior produtividade no campo. O atual crescimento da produção agrícola, que possibilitará o alcance de um novo recorde da safra de grãos, e o aumento no preço de commodities, como soja e milho, torna o momento propício para investimentos em soluções que colaborem com a qualidade de vida do produtor rural, aliando inovação e qualidade”, afirma o diretor-presidente (CEO) da Gerdau e coordenador-geral do Prêmio, André B. Gerdau Johannpeter.

De acordo com o coordenador da Comissão Julgadora e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renato Levien, a grande diversidade de máquinas e equipamentos analisada reflete a boa fase do agronegócio brasileiro. “A cada edição, o prêmio busca incentivar ainda mais a inovação, a segurança operacional, a excelência e o aperfeiçoamento tecnológico de máquinas e equipamentos agrícolas. Dessa forma, procuramos contribuir continuamente com o desenvolvimento do agronegócio no país”, destaca.

Desde a primeira edição do prêmio, em 1983, já foram mais de 845 mil quilômetros percorridos, com um total de 4.987 inscritos, cerca de sete mil usuários entrevistados e 242 troféus concedidos.

Em 2013, a premiação contou com a parceria da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM), Feira Agrishow (SP) e Feira Expointer (RS).

Vencedores:

Categoria destaque, divisão Agricultura de Escala
Troféu Ouro – Vence Tudo, de Ibirubá (RS): plataforma para colheita de milho Bocuda.
Troféu Prata – Provent do Brasil, de Curitiba (PR): Cycloar exaustão e aeração de silos e armazéns.

Categoria destaque, divisão Agricultura Familiar
Troféu Ouro – GSI Brasil, de Marau (RS): sistema de alimentação automático para suínos.
Troféu Prata – Brudden Equipamentos, de Pompéia (SP): Derriçador de café DCM-11.

Categoria Novidade Expointer, divisão Agricultura de EscalaI
Troféu Ouro – Kuhn do Brasil, de Passo Fundo (RS): semeadora pneumática Quadra Venta.
Troféu Prata – Vence Tudo, de Ibirubá (RS): semeadora-adubadora Macanuda Fertilizante.

Categoria Novidade Expointer, divisão Agricultura Familiar
Troféu Ouro – Agritech, de Indaiatuba (SP): trator estreito combinado modelo 1155.
Troféu Prata – Metalúrgica Quatro Irmãos, de Camaquã (RS): encanteirador de discos e lâminas para acabamento do terreno.

Categoria Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisadores
Desenvolvimento de um sistema para colheita da mandioca, de autoria de Paulo Roberto Abreu de Figueiredo, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Categoria Pesquisa e Desenvolvimento, Estudante
Sistema de Aquisição de baixo custo para combate à ferrugem alaranjada da cana-de-açúcar, de Alex Guedes, da Universidade Federal do Paraná.

Compartilhar