Venda de máquinas agrícolas cai 11,6% de janeiro a abril, diz Anfavea

Em abril, foram vendidas 4.210 unidades, um aumento de 8,9% em comparação com o mês anterior; exportações tiveram queda de 34,9% no acumulado do ano

Clarisse Sousa – As vendas de máquinas agrícolas registraram queda de 11,6% de janeiro a abril, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta terça-feira (21).

Em abril, foram comercializadas 4.210 unidades, representando um aumento de 8,9% em comparação com o mês anterior (3.867 unidades). Entretanto, em comparação com abril do ano passado, houve queda de 1,7%.

Entre os fatores que explicam esses resultados estão o custo das commodities e as condições de financiamento, conforme explicou a vice-presidente da Anfavea, Ana Helena Andrade. “Nós tivemos um longo período do ano safra, que vai de julho de 2023 a junho 2024, com financiamentos do Plano Safra fechados. Os recursos se esgotaram rapidamente. Isso também influenciou para essa performance abaixo do que registramos nos últimos dois anos.”

Tratores pequenos e médios ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro

No ano passado, problemas com o clima e financiamento frearam a aquisição de novos equipamentos pelos produtores, resultando em uma desaceleração na renovação da frota. As vendas diminuíram 13,2%, totalizando 60.981 unidades, em comparação com 70.262 unidades em 2022. Desde então, o setor de máquinas e equipamentos agrícolas tem enfrentado uma queda significativa nas vendas.

Exportações

De acordo com a Anfavea, as exportações de máquinas agrícolas apresentaram uma queda de 34,9% no acumulado do ano, totalizando 2.077 unidades, em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou 3.189 unidades. Em relação a abril do ano anterior, a redução foi ainda mais expressiva, atingindo 37%.

Embora o mês de abril tenha registrado um aumento de 10,5% em relação ao mês de março, a Anfavea não considera esse aumento um indicativo de uma mudança no cenário das exportações de máquinas.

Para Ana Helena, trata-se de uma “queda significativa”. Segundo ela, “quando falamos que estamos enfrentando questões de preços de commodities no mercado internacional, nossos clientes de outros países também enfrentam essa redução de renda devido à queda do preço de seus produtos no mercado internacional. Esse é um fator que pesa muito na decisão de investir. Quando a renda diminui, a propensão ao investimento também diminui.”

Ela também apontou os impactos dos problemas climáticos nas exportações. “Essas questões também ocorrem em outros países, impactando diretamente a produção e a produtividade. A indústria agrícola é altamente vulnerável às condições climáticas”, disse.

“Temos certeza de que essa queda não se deve à falta de tecnologia das máquinas. Não estamos perdendo mercado porque outros países estão importando máquinas com mais tecnologia. Não é por isso. Nossa visão é que esses dois aspectos, que impactam a renda do agricultor, estão contribuindo para a redução da demanda em outros países”, explica Ana Helena.

Para reverter essa redução, “o Brasil precisa agregar competitividade e oferecer melhores opções de financiamento e soluções financeiras, para que os agricultores se sintam mais atraídos a comprar aqui”, concluiu.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Leia mais

Bucher

Empresas parceiras do jornalismo agrícola de qualidade

O Portal Máquinas Agrícolas é uma plataforma integrada de informação, conhecimento e serviços sobre mecanização e inovações agrícolas.

 

Rua Félix de Sousa, 305
04612-080 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 (11) 5042-5260

Newsletter

LOCALIZAR NOTÍCIA NO PORTAL

© BMComm | Portal Máquinas Agrícolas  ::: Site desenvolvido por Código 1 TI

Máquinas e Inovações Agrícolas (MIA)
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.