A comercialização de máquinas e implementos agrícolas no mercado interno recuou 2,31% em novembro de 2024 no comparativo mensal, mas subiu 13,17% ante igual mês de 2023, apontam dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No acumulado dos onze primeiros meses do ano passado, as vendas registraram queda de 21,62% na comparação com igual período de 2023.
De acordo com o presidente da entidade, Arcelio Junior, o mercado de máquinas agrícolas enfrentou em 2024 um ano de desafios conjunturais, com clima instável e juros elevados.
“Isso afetou a decisão do produtor em relação a investimentos em maquinários. De qualquer forma, a queda acumulada, estimada pela Fenabrave, inicialmente, para este segmento, era bem maior, o que já representa um bom sinal para o futuro do setor. Esperamos que os ventos soprem a favor do agronegócio e das máquinas agrícolas em 2025”, ressalta o dirigente.
A Fenabrave esclarece que por não serem emplacados, tratores e máquinas agrícolas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.
Fonte: Datagro
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!