Máquinas e Inovações Agrícolas

Venda de produtos voltados à agricultura de precisão registra aumento

A valorização das principais commodities agrícolas na última década e a necessidade de se ampliar a produção com regras socioambientais mais rígidas, menos desperdício e espaço limitado para a expansão dos cultivos, conferiram um novo status à agricultura de precisão no País. Pesquisadores estimam que 20% das lavouras de grãos do Cerrado brasileiro, que estão entre as mais mecanizadas, já são conduzidas com base nesses princípios.

De acordo com Elvio Lupo, diretor-geral da Rodobens Máquinas Agrícolas, rede de concessionárias da marca New Holland, localizadas nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Água Boa e Querência (que juntas formam a maior área operacional da New Holland no Mato Grosso), as ações relacionadas à venda de produtos voltados à agricultura de precisão vêm registrando aumento significativo na receita da empresa. Segundo o diretor, apenas em janeiro e fevereiro deste ano, a área de pós-venda das seis concessionárias comercializou R$ 296 mil em itens voltados à agricultura de precisão. “Nos dois primeiros meses de 2012, registramos vendas de R$ 64,1 mil para estes itens, ou seja, obtivemos aumento de 361,2% em um ano”, detalha Lupo.

Ao todo, a Rodobens Máquinas Agrícolas oferece mais de 50 itens voltados à agricultura de precisão. “São equipamentos eletrônicos que superam a operação manual”, afirma o coordenador regional de pós-venda, Hugo Luiz Barbosa. Também é positivo o cenário traçado pela New Holland. Segundo a empresa, em 2012, houve crescimento de 75% nas vendas de máquinas voltados ao segmento.

Compartilhar