Segundo a Fenabrave, queda no preço das commodities agrícolas, somada aos efeitos da instabilidade climática, têm causado reflexos no segmento
As vendas de máquinas e implementos agrícolas no mercado interno recuou 42,94% em janeiro no comparativo mensal, apontam dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados nesta segunda-feira (04). Segundo a entidade houve queda de 42,63% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023.
Na Expodireto Cotrijal, Fávaro diz que é preciso ampliar linhas de crédito
De acordo com o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr., a queda no preço das commodities agrícolas, somada aos efeitos da instabilidade climática, têm causado reflexos no segmento agrícola, e nas vendas de máquinas.
Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresce 15,1% em 2023
“Devemos ficar atentos, no entanto, que as grandes variações percentuais, na comercialização destes equipamentos, têm relação com o menor volume, que é característico deste segmento. Ou seja, diferenças de centenas de unidades podem provocar uma grande variação percentual, diferente do que acontece em segmentos de alto volume, como motocicletas, por exemplo.”
A Fenabrave esclarece que por não serem emplacados, tratores e máquinas agrícolas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!