Vendas de máquinas cresceram 18,95% em junho, em relação ao mês anterior, mas reduziram 4,75% na comparação com o mesmo período do ano passado
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou, nesta quarta-feira (2), dados que apontam uma queda de 6,92% nas vendas de máquinas e implementos agrícolas mo mercado interno brasileiro durante o primeiro semestre de 2023.
Embora os números de junho tenham mostrado um aumento de 18,95% em relação ao mês anterior, a comparação com o mesmo período do ano passado revelou uma queda de 4,75%, segundo a entidade. Esse declínio geral nas vendas reflete a tendência de retração do setor ao longo dos primeiros seis meses de 2023.
Número de trabalhadores no agro alcança mais de 28 milhões no 1º trimestre
José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, analisou a situação e explicou que, apesar do crescimento das vendas em junho em relação a maio, a indústria de equipamentos e máquinas agrícolas ainda enfrenta um cenário de retração acumulada.
“Os valores das commodities, especialmente, as cotadas em dólar, caíram recentemente, o que diminui o ritmo dos novos negócios. Apesar de os fabricantes terem ajustado o preço dos equipamentos para baixo, os novos negócios ainda estão abaixo das expectativas. E, como o Plano Safra foi lançado apenas na última semana de junho, ainda não foi possível captar a reação dos produtores”, afirma o presidente.
A Fenabrave ressalta que os dados relacionados a tratores e máquinas agrícolas têm uma defasagem de um mês, uma vez que não são emplacados e dependem de levantamentos junto aos fabricantes para serem compilados. Essa característica é importante para contextualizar e interpretar os resultados apresentados.
Diante desse panorama, a indústria agrícola e os fabricantes de máquinas permanecem atentos aos desafios do mercado, buscando adaptar-se às oscilações econômicas e à dinâmica do setor para alcançar melhores resultados nos próximos períodos.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!