A ZF adquiriu uma máquina de dobra, CNC, para produção de barras de ligação e de direção para linha de veículos comerciais (caminhões e ônibus), que já está disponível na planta industrial de Sorocaba (SP). Com a aquisição, a empresa poderá produzir no Brasil versões mais complexas de barras, chegando a uma família específica com muitas curvas e mais de dois metros de comprimento. Essa barra pode ser aplicada em caminhões de nicho voltados aos segmentos de mineração e agricultura, e, por seu peculiar tamanho e formato, recebeu o apelido de “anaconda”.
De acordo com Marcelo Castro, Gerente Sênior Regional de Negócios da ZF, outras localidades da ZF, como Alemanha e China, possuem equipamentos similares. Sua principal vantagem, informa, é permitir a produção de peças com maior precisão na geometria.
Outro destaque da tecnologia presente nas barras de direção e ligação, conforme o executivo, está no sistema de vedação de seus terminais esféricos, que evitam a contaminação por condições ambientais diversas e tornam a durabilidade do conjunto superior. “A função principal das barras de direção e ligação é transferir o movimento de esterçamento do volante e caixa de direção às rodas, possibilitando uma direção precisa, leve e sobretudo segura” conclui.