Máquinas e Inovações Agrícolas

ZF lança eixo Narrow para tratores de 25 a 70hp

A ZF participou da Agrishow 2018, onde expôs novas soluções para o mercado agrícola sul-americano. Um deles foi o eixo Narrow, que faz parte do portfólio de eixos-portal estreitos da série Kintra para equipar tratores de 25 a 70hp. A novidade é resultado da nova joint-venture da ZF com a YTO, um dos principais fabricantes de máquinas para os setores de construção e agrícola da China. Além de equipamentos como o Eixo TSA23, a ZF completou a exposição com amortecedores de cabines, embreagens e Torque Rod para pulverizadores. Soluções em conectividade, inteligência artificial e automação também foram mostrados, bem como a apresentação virtual do trator-conceito semiautônomo, resultado da parceria que fechou junto à montadora austríaca de máquinas agrícolas Lindner em 2017. A eletrificação de sistemas para eletrificação de tratores agrícolas, baseados no novo módulo gerador TERRA+, foram outras atrações no estande da empresa. Conheça os detalhes dos lançamentos:

Novo Eixo Kintra – Narrow para tratores de 25 a 70hp – Para a linha de tratores de pequeno porte, os eixos-portal estreitos da série Kintra são produzidos pela ZF YTO. Uma de suas principais características é combinação de vão livre e ângulo de esterçamento, que favorecem as manobras em aplicações off-road. O conceito “blindado”, onde não há passagem de elementos rotativos fora das carcaças, compõe um sistema de vedação eficiente e menos sensível a desgastes. São seis modelos que podem equipar tratores de 25 a 70hp em diversas aplicações, onde menores raios de giro e design compactos são fatores-chave, devido às restrições de espaço durante a operação.

De acordo com Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, o objetivo é ampliar o portfólio de soluções para a área agrícola brasileira, em constante expansão e modernização, e atender os tratores de pequeno porte destinados a todos os tipos de operação no campo: “Com a nova família de eixos, ampliamos o fornecimento para os setores agrícola e de construção, que antes era de 75 a 240 cavalos de potência e passou a ser comercializado a partir de 25 cavalos”.

O Eixo TSA 23 recebeu em seu desenvolvimento um novo sistema para apoio do Cardan que garante uma capacidade de carga até 25% superior em relação às atuais versões de eixos. Como opção em seus eixos, a ZF disponibiliza o diferencial autoblocante, largamente utilizado pelo mercado brasileiro, e também a opção do bloqueio hidráulico do diferencial acionado pelo operador do trator. Esta é mais uma vantagem sobre as outras soluções existentes no mercado.

Outro diferencial da ZF é o fato de que ela não possui um eixo padrão, e permite que o produto seja personalizado conforme a necessidade do cliente. Ou seja, a montadora pode definir a redução do diferencial específico para cada modelo de trator, escolher se utilizará o sensor de esterçamento ou não, e ainda optar pelo diferencial autoblocante ou com bloqueio hidráulico, por exemplo.

Por poder ser utilizado em aplicações mais severas, o Eixo TSA23, assim como já acontece no TSA09, recebeu vedação especial. Isso permite que ele opere sem sofrer danos em terrenos irrigados, como em cultura de arroz, em máquinas que recebem implementos como a pá carregadeira e em solos muito compactados.

A família de Eixo Tracionado TSA é composta pelos Eixos TSA20 e TSA23 nas versões rígida e suspensa. Esses modelos atendem aplicações em tratores com potências 160 – 240 hp. Já o TSA09 é destinado a tratores com potência de até 90 hp. Um diferencial é que a Família TSA conta com uma ampla rede de peças em todo o Brasil.

Lindner Tractor – Em parceria com a montadora austríaca Lindner, a ZF desenvolveu o protótipo de um trator-conceito semiautônomo que integra as diversas soluções inovadoras disponíveis em seu portfólio de produtos, explorando as megatendências da conectividade, inteligência artificial e automação.

O protótipo se baseia no trator Lindner Lintrac 90, que a ZF equipou com uma combinação de câmeras e sensores radar e lidar, seguindo o conceito “See-Think-Act”, os sinais são processados pela plataforma de controle ZF Pro AI que opera através de deep learning, mapeando um ambiente de 360° com reconhecimento de presença de pessoas, processando ações que priorizem a segurança e produtividade e executam comandos através da conectividade com os controles do Driveline e Powertrain.

Um módulo adicional GPS conectado ao sistema de direção e à transmissão CVT TMT09 da ZF, tornam a automatização de diversos processos possível, podendo ser ativados até por meio de um aplicativo instalado em um tablet.

A tecnologia contida neste trator-conceito abre as portas para muitos recursos inovadores, revelando um trator capaz de aprender. O trator possui um sistema de auxílio que detecta arestas afiadas, delimitações no campo e faixas – por exemplo as fileiras de plantações – e automaticamente mantém o trator no caminho certo. Isso torna o processo e o sistema mais fácil e eficiente para o motorista. E o próprio trajeto fica mais seguro graças ao sistema de visão ampla do trator. O agricultor ainda pode ver tudo o que acontece a sua volta pelas largas janelas do trator, mas pode facilmente fazer o acompanhamento através de um tablet prático na cabine do condutor. Enquanto estiver trabalhando no campo, o trator “aprende” o trajeto e o armazena para uso posterior. Isso significa que após completar o primeiro trajeto, o trator pode trabalhar no campo automaticamente, sem precisar de um condutor. Graças à identificação de objetos e pessoas, o sistema está sempre monitorando a segurança enquanto se desloca pelo ambiente.

Arando com Assistência Elétrica – Há também outras abordagens para aumentar a eficiência no campo de trabalho, reduzindo o consumo de combustível e operando de maneira ecologicamente correta. Por exemplo, a ZF integrou seu sistema de acionamento elétrico próximo das rodas eTRAC com o arado. O módulo de controle do gerador TERRA+, que também foi desenvolvido pela ZF, alimenta a unidade edrive. O resultado é a tração adicional, que facilita o trabalho em condições adversas, como por exemplo, quando o solo é macio. A força adicional fornecida pela eTRAC também significa que um trator de motor menor consegue puxar um arado maior – o que significa produtividade. Afinal, a compactação do solo por equipamentos pesados é um problema generalizado para as culturas.

Eletrificação em Tratores Agrícolas – A ZF fornece sistemas para eletrificação de tratores agrícolas, baseados no novo módulo gerador TERRA+. O sistema compreende um módulo eficiente que é integrado à carcaça da transmissão. Ele pode ser usado como gerador para componentes periféricos e implementos, fornecendo até 70 kW de potência elétrica.

Além disso, a ZF fornece unidades controladoras para gestão eficiente de energia do sistema híbrido. A integração entre gerador, motores a combustão e elétricos e unidade controladora mantém os parâmetros operacionais sempre nos níveis de maior eficiência.

 

Cerca de 5% de redução de consumo pode ser atingida com a gestão de energia sob demanda, atrelada à potencialização da produtividade e força trativa, além de redução de emissão de CO2.

Com a geração adicional de potência, mais trabalho pode ser gerado sem a necessidade de utilização de um trator de maior porte, reduzindo os custos de operação e inclusive minimizando a compactação do solo.

Com os redutores de rodas elétricos, a ZF desenvolveu uma solução para operações fora-de-estrada, atendendo às aplicações de maior requisito tecnológico. O sistema consiste na substituição do Driveline convencional por motores elétricos individuais, dispostos tanto nas rodas do trator como do reboque ou implemento, provendo uma alta eficiência trativa da composição em terrenos irregulares e inclinações de até 30%.

Conjunto de embreagem – Para elevar ainda mais a qualidade aos equipamentos que recebem o conjunto, o mancal de acionamento possui alta durabilidade e o platô de embreagem, que foi totalmente otimizado para a máquina agrícola, reduz o esforço de acionamento do pedal e do atuador. O equipamento oferece maior durabilidade ao trem-de-força das máquinas e maior conforto durante a troca de marchas, graças ao sistema de amortecimento tracional e axial utilizado no disco de embreagem.

Amortecedores de cabine para uma condução ainda mais suave – Dois modelos de sistemas de amortecimento de cabine, CALM e Steel Spring, disponíveis nas opções pneumáticas ou mecânicas e são totalmente vedados, o que impossibilita que sejam impactados por sujeiras ou influências externas. Os sensores integrados dos amortecedores fazem com que atuem conforme as oscilações do terreno, proporcionando maior conforto ao operador durante a condução da máquina. Por possuírem menor número de componentes, os amortecedores ocupam menor espaço de instalação.

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