Tomra abre regional no Chile

Instalações, localizadas em Santiago do Chile, contam com centros de experiência do cliente e regional de treinamento

A Tomra Food abriu uma sede regional em Santiago (Chile), com o objetivo de aprimorar o suporte a processadores e embaladores de alimentos na América Latina. Com a unidade, a empresa, em conjunto com a Compac e a BBC Technologies, refortalece a presença na região, por meio do fornecimento global de frutas, nozes e vegetais, produtos à base de batata, grãos e sementes, frutas secas, carnes e frutos do mar.

Para João Medeiros, gerente Comercial da Tomra Food Brasil, “os maiores benefícios serão a proximidade geográfica, similaridade cultural, maior estoque de peças regional, que servirá como um centro de distribuição para América Latina, máquinas disponíveis para testes, demonstrações e treinamento. Além disso, a nova sede fortalecerá a presença na região, com um time de profissionais qualificados”.

Por sua vez, Jacinto Trigo, diretor Regional da Compac para a América Latina, destaca a importância desta sede: “A Tomra Food está crescendo tanto na América Latina quanto em outras partes do mundo, e o Chile é o lugar perfeito para aumentar nossa presença aqui. As novas instalações vão permitir juntar os nossos engenheiros e vendas, reafirmando nosso compromisso com o futuro desta região, com um centro de experiência do cliente e um centro regional de treinamento que também promoverão a criação de oportunidades de emprego locais. Poderemos entender melhor seus desafios operacionais, ambições e tendências agrícolas na região. É importante porque a América Latina é uma fonte grande na cadeia de suprimentos global e ainda está em desenvolvimento”.

Tecnologia e localização estratégicas

Localizada no parque comercial ENEA, na área de Pudahuel, em Santiago, a nova sede fica perto do aeroporto internacional da cidade, o que facilita o acesso a clientes de toda a América Latina. João Medeiros explica “que além da proximidade geográfica e cultural, os clientes terão à disposição um centro de teste e demonstração, o que é um passo muito importante”. “Com certeza o escritório será um ponto de referência para realização de eventos com clientes na América Latina, como seminários e demonstrações, que vão permitir acelerar o processo de atendimento ao cliente”. O edifício de 810 m2 de dois andares se une às instalações da BBC Technologies, que operam há 10 anos, com mais de 20 funcionários.

“Do ponto de vista do serviço técnico e pós-venda, a disponibilidade e gerenciamento local do estoque de peças, sem dúvida, terão um impacto positivo em termos de velocidade de serviço, caso o cliente necessite de serviço técnico”, esclarece o responsável da Tomra.

A área de demonstração da sede representa uma vantagem competitiva para a companhia, pois permitirá aos clientes testar as máquinas com suas amostras de produtos, sem a necessidade de longas viagens para as instalações da empresa na Califórnia.

“Os clientes terão a possibilidade de ver as máquinas trabalhando com seus produtos na área de demonstração, experimentar novas tecnologias e desenvolver aplicações. Além disso, poderão tomar decisões sobre a seleção de tecnologias rapidamente”, destaca João Medeiros.

A área de demonstração de Santiago possui 5 classificadores ópticos: Tomra 5A, Tomra 5B, Tomra 3C, Tomra Nimbus BSI + e Blizzard. Com esses equipamentos, já foram realizados testes em uma ampla variedade de produtos: morangos frescos e IQF, framboesas, mirtilos, amoras, mirtilos IQF, uvas IQF, feijão verde, nozes, amêndoas e algas. “Os testes foram um sucesso completo e superaram as expectativas dos clientes. Tivemos a oportunidade de mostrar a eles as vantagens de nossa tecnologia e o valor agregado que ela traz. Além disso, apesar da pandemia, os clientes continuam determinados a testar nossos equipamentos no novo Demo Center e investir em nossas tecnologias”, reforça João Medeiros. No próximo ano, os clientes também poderão testar um classificador Compac de pista única com os sistemas de classificação Spectrim, UltraView e Inspectra nesse mesmo espaço.

Devido à situação causada pela COVID-19, existem restrições e medidas de segurança que impedem os clientes de viajarem para Santiago neste momento. “Por esse motivo, a Tomra Food oferece a alternativa de fazer testes com demonstrações remotamente. Nossa equipe continua a colaborar com os clientes, realizando reuniões remotas e disponibilizando ferramentas de treinamento on-line para eles”, afirma Jacinto Trigo. Essa nova sede se junta a escritórios regionais nos Estados Unidos, China e África do Sul, bem como a sede da Tomra Food na Bélgica e 32 escritórios regionais em todo o mundo.

Fonte: Tomra Food

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro