Neste ano, além de patrocinar o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), o Sebrae participará com um painel especial, com a gestora Nacional do Programa Sebrae DELAS, Renata Malheiros. O painel abordará os principais desafios que as mulheres enfrentam no ambiente de negócios.
De acordo com a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, o CNMA tem alinhamento com suas estratégias e com a missão do Sebrae de apoiar e fomentar o empreendedorismo no Brasil.
“Estamos falando de um evento que incentiva o protagonismo feminino no agronegócio e tem sinergia total com a pauta prioritária de empreendedorismo feminino da nossa diretoria. Vejo nossa participação como uma grande oportunidade de conexão com as mulheres que desejam prosperar no agro, promovendo um ambiente de inovação, inspiração e fortalecimento para todas as participantes”, enfatiza a diretora de Administração e Finanças.
Para Margarete, o congresso se destaca como um grande impulsionador de mudanças, não apenas dentro do setor, mas também na vida das mulheres que nele atuam. Com o apoio de instituições, organizações e empresas de referência, ela acredita que o evento proporciona um ambiente favorável para o diálogo e a troca de experiências, essencial para o desenvolvimento de novas ideias e projetos.
“Isso impulsiona a característica de liderança das mulheres do agronegócio, além de fortalecer suas capacidades, ajudando-as a enfrentar os desafios não somente desse ambiente de negócios, mas também impactando, de forma positiva, suas vidas pessoais. Investir em eventos voltados para mulheres contribui com a promoção da diversidade e inclusão nos negócios. A diversidade de gênero é fundamental para a inovação e a criatividade, levando a soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelo setor. O apoio a eventos que focam no empoderamento feminino contribui para a construção de uma sociedade mais justa”, destaca.
Iniciativas para o público feminino
Segundo a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, em 2024, a entidade criou a Unidade de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão (UEDI) que desempenha um papel fundamental na promoção e fortalecimento do empreendedorismo feminino no Brasil, além de trabalhar para a diversidade e inclusão no ambiente de negócios dos diferentes grupos sub-representadas. “Essa iniciativa do Sebrae é essencial para construir um futuro em que todos, independentemente de gênero, etnia ou condição, tenham a oportunidade de empreender e prosperar no ambiente de negócios”, ressalta.
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Foi criado, também, o programa nacional ‘Sebrae Delas’, voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino, com o objetivo de fortalecer e incentivar as mulheres a empreenderem. “Ajudamos as mulheres a superarem barreiras específicas no mundo dos negócios, como a desigualdade de oportunidades, a falta de acesso a redes de apoio e financiamento, além de proporcionarmos capacitação especializada, incluindo o agronegócio. Lembro ainda do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que possui a categoria Produtora Rural e reconhece histórias de empreendedoras no agronegócio”, explana Margarete.
Sebrae no agronegócio
Além dessas iniciativas para o público feminino, Margarete Coelho esclarece que o Sebrae possui inúmeras outras soluções que apoiam quem deseja empreender no campo.
“Dentro da nossa Unidade de Competitividade, temos uma coordenação exclusiva voltada para apoio aos pequenos negócios do agro. Desenvolvemos uma série de programas e ações de apoio à produtora e ao produtor rural. O Sebrae mantém um acordo de cooperação técnica com a CNA/SENAR, com o objetivo de realizar assistência técnica e gerencial nas propriedades, com foco no desenvolvimento do negócio”, explica.
Ainda de acordo com a diretora de Administração e Finanças, o Sebrae atua junto aos produtores, disseminando conhecimento e técnicas em planejamento, análise de mercado, gestão, inovação, entre outros atributos inerentes ao sucesso de um negócio, além de trabalhar na estruturação de parcerias com governos voltadas às compras públicas, em especial no programa de aquisição de alimentos da merenda escolar, para que os alimentos comprados sejam provenientes da agricultura familiar, e o Sebrae ajuda essas produtoras e produtores a se estruturarem para serem fornecedores do governo.
“Temos ainda soluções como o SEBRAETEC, que promove o acesso a inovações tecnológicas com diversas fichas técnicas de orientação para as melhores práticas em negócios do agro; adequação de agroindústrias a diversas certificações que garantem acesso a novos mercados; o EMPRETEC Rural, focado no desenvolvimento de competências empreendedoras; o ALI Rural (agente local de inovação), que estimula a inovação e a competitividade no campo. Temos ainda o programa JUNTOS PELO AGRO, que oferece atendimento personalizado para diversas cadeias de produção em setores como leite, café, fruticultura, apicultura, piscicultura, entre outros. São mais de 200 projetos de atendimento em todos os estados, com foco de atuação no agro”, conclui Margarete Coelho.
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