Fundação da AGCO inicia projeto com Universidade de Berna

Fundo apoiará a universidade no desenvolvimento de soluções agrícolas para aumentar a eficiência na produção

A AGCO Agriculture Foundation (AAF), fundação privada que tem como objetivo prevenir e combater a fome por meio do desenvolvimento agrícola sustentável, anunciou uma doação de CHF 195.000 (francos suíços) para a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (Escola de Ciências Agrícolas, Florestais e Alimentares). A doação apoiará a implementação de um projeto agrícola de três anos, que busca promover a aplicação de métodos de controle de ervas daninhas baseados em plantio direto, com robôs leves de campo desenvolvidos para climas frios e úmidos, como o da Europa Central.

O projeto se concentrará em métodos de controle de ervas daninhas sem contato, em conjunto com pequenos robôs, com o objetivo de ajudar a aumentar a sustentabilidade da produção agrícola, evitar a compactação do solo e minimizar a emergência de ervas daninhas. A iniciativa será realizada com a participação de estudantes universitários, em nível de mestrado e graduação, envolvendo o escopo do projeto e outras questões relacionadas à sustentabilidade. As descobertas e inovações relacionadas aos conhecimentos emergentes do projeto serão repassadas aos agricultores e às principais partes interessadas, com o intuito de melhorar a produção de culturas sustentáveis e a eficiência da operação na propriedade rural.

Apoiar os agricultores para aumentar a produtividade agrícola torna-se cada vez mais importante, à medida que as mudanças climáticas têm intensificado os problemas causados pelas ervas daninhas e continuam a afetar a produção global de alimentos. Além disso, soluções agrícolas, como robôs de campo semiautônomos, pequenos e leves, podem contribuir para um aumento significativo na eficiência da produção agrícola, reduzindo o impacto da pressão sobre o solo.

Juntamente com a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (Escola de Ciências Agrícolas, Florestais e Alimentares) e o apoio técnico da Fazenda do Futuro da AGCO, na Suíça, o projeto promoverá o uso de culturas aráveis em linha com agricultura de precisão, disponibilizando, assim, mais áreas de plantio.

“A eficiência na produção de alimentos continua sendo um dos maiores desafios do mundo agrícola no contexto de eventos e mudanças climáticas. Esperamos que nossa contribuição a programas como este da Universidade de Berna possa ajudar a superar alguns desses desafios e avançar na formação de profissionais nesta área para o benefício mais amplo das comunidades agrícolas na Europa”, afirma Roger Batkin, Presidente do Conselho da AGCO Agriculture Foundation.

Related posts

John Deere lança modelo de negócios para oferecer pacote tecnológico

Agricultura de precisão é principal oportunidade de avanço no agro

Desenvolver a computação quântica é fator estratégico para a agricultura do Brasil