Futuro da agricultura digital é tema de debate

O presente e o futuro da agricultura digital foram debatidos em webinar promovido pela Agrishow Experience, que contou com a participação de Marcio Albuquerque (vice-presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão – AsBraAP), Anselmo Del Toro Arce (sócio-fundador e diretor de Relações Institucionais da Solinftec) e Diego Silva de Aguiar (gerente-sênior de Big Data e IoT Vivo), com moderação de Marcos Fava Neves (professor FEA-USP e criador da plataforma DoutorAgro.com). O debate envolveu questões de acesso à internet no campo, compartilhamento de dados, segurança digital e agricultura de precisão.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), Marcio Albuquerque, lembrou que a digitalização dentro das fazendas veio para complementar e melhorar a atividade básica. Ele diz que esse processo já havia se iniciado antes da pandemia do novo coronavírus, mas que tende a se intensificar cada vez mais.

Para ele, não dá para falar em digitalização, sem mencionar a agricultura de precisão, por ser um sistema de administração das informações com o uso da tecnologia, controlando de forma eficaz as variações que ocorrem na lavoura. Sobre a questão do compartilhamento de dados, embora veja alguns riscos, ele diz que é impossível criar um banco de dados eficiente sem que haja essa troca de informações.

O gerente-sênior de Big Data e IoT Vivo, Diego Silva de Aguiar, vê ainda como um dos grandes desafios para a digitalização no campo a falta de conectividade no interior e as dificuldade de levar o acesso a esses locais, devido às proporções continentais do País. Aguiar diz que uma das estratégias da empresa para encurtar essas distâncias tem sido investir em parcerias com startups.

 

 

 

 

 

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro