AgrOn Piloto Automático, da Hexagon, garante maior eficiência e produtividade

No campo, os pilotos automáticos já fazem parte da rotina de praticamente todas as grandes e médias empresas agrícolas. Eles conduzem máquinas e implementos com uma precisão impossível a um condutor humano, colaborando com o aumento da competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional. O produto é usado de ponta a ponta nos processos agrícolas, mas é no plantio que o piloto automático tem a sua função mais nobre, garantindo a máxima eficiência em todas as operações. 

Orientado por satélite por meio de uma antena instalada no trator, o HxGN AgrOn Piloto Automático da Hexagon apoia a navegação de tratores, máquinas e implementos agrícolas e florestais; e garante o alinhamento das rotas com uma precisão de até 2 centímetros. A marca é referência global em sensores, software e soluções autônomas. A rota pode ser planejada diretamente do escritório. Dessa forma, é possível maximizar os recursos de campo, diminuir significativamente a compactação do solo e aumentar os tempos produtivos.

AgrOn Piloto Automático é composto por um display (Ti5 ou Ti7) compatível com diferentes marcas, atuador, drive e antena. O produto possui três modelos de acionamento: elétrico, hidráulico e pré-disposto | Foto: Divulgação

Os pilotos automáticos usados na agricultura brasileira em nada diferem da tecnologia aplicada em outros países. O nível de inovação é o mesmo. Quem garante é Adriano Naspolini, CTO da divisão agrícola da Hexagon. A empresa, que tem sede em Florianópolis (SC), é uma das poucas que produz a solução totalmente no Brasil, exportando para 38 países. “O AgrOn Piloto Automático, assim como todas as soluções que vendemos no mercado brasileiro, é o mesmo produto que comercializamos no exterior”, afirma o executivo.

O AgrOn Piloto Automático é composto por um display (Ti5 ou Ti7) compatível com diferentes marcas, um atuador, um drive e uma antena. O produto possui três modelos de acionamento: elétrico, hidráulico e pré-disposto. No modelo elétrico, é possível fazer a troca do volante do trator por outro que faz o direcionamento da máquina. Nesse caso, é possível fazer o cambiamento do equipamento entre máquinas e tratores. O modelo hidráulico que funciona com o display Ti7 permite incluir todos os produtos para agricultura de precisão da Hexagon em um único equipamento. O pré-disposto, também hidráulico, é um diferencial da Hexagon, feito sob medida para máquinas que já vêm prontas de fábrica para instalação do piloto. 

Outro grande diferencial do AgrOn Piloto Automático é a possibilidade de contar com um módulo adicional de Acesso Remoto. Por meio dele, a equipe técnica consegue visualizar a tela do display remotamente e solucionar problemas em tempo real, bastando uma conexão com a internet. Com a manutenção à distância, é possível reduzir o tempo de inatividade das máquinas, mantendo o ritmo dos processos, além de economizar com deslocamento dos técnicos.

Naspolini resume em três as principais vantagens do uso de pilotos automáticos nos processos agrícolas: otimiza a área plantada ao garantir um espaçamento menor entre as linhas; reduz consideravelmente a perda de plantas ocasionada pela passagem irregular do trator; e aproveita melhor os insumos utilizados, desde a aplicação de sementes e  insumos até o consumo de combustível das máquinas. “O retorno é tudo o que o produtor busca para o seu negócio: melhor desempenho e maior produtividade e lucratividade”, destaca Naspolini.

Related posts

Pulverizador com tanque de 18 mil litros de capacidade inicia testes na Bahia

Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido

Nova ferramenta digital vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro