Aplicativo traz novas cultivares de milho para a safra 2018/2019

O aplicativo Doutor Milho Cultivares, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo, já está atualizado com as cultivares de milho disponíveis no mercado para a safra 2018/2019 (verão e segunda safra). Quem já tem o Doutor Milho instalado nos seus celulares não precisa atualizar o app para ter acesso às novas cultivares, já que a nova listagem foi disponibilizada por meio de sincronização automática. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em smartphones que utilizam as plataformas Android ou iOS.

O Doutor Milho Cultivares é capaz de recomendar a cultivar mais indicada para cada objetivo e região produtora, pois permite consultas a partir de um banco de dados que reúne informações técnicas cedidas pelas empresas sementeiras. Dessa forma, o usuário tem acesso a informações como potencial produtivo, estabilidade de produção e resistência a pragas e doenças, entre outras. “Com isso, o produtor poderá conhecer as mais modernas tecnologias de sementes de milho, facilitando a escolha da cultivar mais adequada às suas condições de clima e solo e ao objetivo de uso”, diz o pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo.

Ele explica que não há uma única cultivar que possa ser considerada a melhor. Por isso, o aplicativo indica um grupo de materiais para que o produtor possa escolher. “Em função da ‘tecnologia embarcada’ na semente, o seu preço impacta consideravelmente o custo de produção. Portanto, a escolha da cultivar deve atender a necessidades específicas, pois não existe um material que possa proporcionar seu máximo potencial produtivo sem que sejam levadas em consideração todas as situações regionais”, resume.

O levantamento das cultivares de milho em cada safra agrícola é feito anualmente pela Embrapa Milho e Sorgo. As informações são obtidas com as empresas detentoras dos materiais disponíveis no mercado e registrados no Registro Nacional de Cultivares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cada ano, as empresas indicam suas listas de novas cultivares (híbridos ou variedades) que irão fazer parte do mercado de milho para a safra agrícola seguinte. O aplicativo permite, dessa forma, o acesso dos usuários a esse levantamento, além de disponibilizar informações estratégicas sobre pragas, doenças e plantas daninhas.

Como ele funciona?
Por meio de filtros, o programa permite que o produtor selecione as características de sua lavoura, como o estado da federação em que se encontra a propriedade e a finalidade do plantio: milho em grão, silagem ou milho verde, por exemplo. Ele deve fornecer ainda a época de plantio (verão ou segunda safra), se pretende plantar milho precoce ou tardio, o nível de tecnologia da lavoura e, por fim, se pretende utilizar sementes convencionais ou transgênicas.

O app, então, seleciona as cultivares mais adequadas de acordo com os parâmetros fornecidos e apresenta esse grupo ao usuário. “O produtor poderá analisar cada um dos materiais sugeridos pelo Doutor Milho. Clicando em ‘Detalhes’, ele terá informações como a empresa que desenvolveu a cultivar e todas as características agronômicas da planta. Na janela ‘Outras doenças’, o usuário terá informações sobre a resistência das cultivares selecionadas”, esclarece o pesquisador.

Evolução
A primeira versão do aplicativo, lançada em fevereiro de 2017, apresenta um módulo para a identificação da fase de desenvolvimento da planta de milho (fenologia). Fotografias e ilustrações mostram as principais ações a serem adotadas, sejam relacionadas ao manejo da cultura e ao controle de pragas, doenças e plantas daninhas, sejam relacionadas à finalidade do plantio: milho verde, silagem ou grão. Somente nos celulares que utilizam o sistema operacional Android foram registradas mais de dez mil instalações até o momento.

Fonte: Embrapa

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro