Área plantada de algodão em Mato Grosso apresenta leve queda em setembro

A mais recente análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) revelou que a estimativa de área destinada ao cultivo de algodão na safra 2023/24 em Mato Grosso registrou uma leve redução de 0,11% em setembro, comparada ao mês anterior. Com esse ajuste, a área projetada ficou em 1,46 milhão de hectares.

Apesar da diminuição mensal, a estimativa ainda representa um aumento de 21,57% em relação à safra 2022/23. Esse crescimento é atribuído principalmente à maior rentabilidade do algodão em comparação ao milho, o que incentivou os produtores a investirem mais na cultura de segunda safra.

Fabricantes equilibram leis e demandas do mercado na produção de motores

Em termos de produtividade média, o IMEA manteve a estimativa de 291,16 arrobas por hectare, o que representa uma queda de 6,42% em relação à média registrada na última temporada.

Em seu boletim mensal, o IMEA destaca que a colheita, que está em andamento no estado, poderá fornecer uma estimativa mais precisa da produtividade ao final dos trabalhos.

Por fim, a produção de algodão em caroço e pluma foi estimada em volumes recordes para o estado, atingindo 6,39 milhões de toneladas e 2,65 milhões de toneladas, respectivamente.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro