Benefícios e desafios da agricultura digital nas pequenas fazendas

O Podcast desta semana discute o papel da agricultura digital – tecnologia que auxilia o produtor a acompanhar mais de perto as atividades rurais, por meio de aplicativos e dispositivos, responsáveis pela coleta e pelo processamento de dados a respeito da fazenda.

O uso dessa tecnologia tem sido favorecido pelo aumento de investimentos em pesquisa e também devido à demanda crescente pelo aperfeiçoamento de processos no agronegócio e busca por maior produtividade.

Isso porque, a agricultura digital tornou possível o aumento na safra de grãos, sem que necessariamente a área de plantio expandisse na mesma proporção.

De acordo com o censo do IBGE, entre 2006 e 2017, a produção de soja, por exemplo, cresceu cerca de 123%, o que representa 3,4 toneladas do grão por hectare, um crescimento de 30% no período, graças à tecnologia empregada no campo.

Mas e quando se trata de pequenas propriedades? Será que os resultados são promissores? De que forma a agricultura digital pode ajudar a alavancar os negócios do pequeno produtor?

Conversamos com o professor de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, Antônio Luis Santi, a respeito destas questões e de como a falta de conectividade no campo atrapalha o desenvolvimento e uso em larga escala dessa tecnologia. Acompanhe:

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná