O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou em circular em seu site, no último dia 23, que reabriu os pedidos de financiamento via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Investimento).
A linha, prevista no Plano Safra 2020/21, é destinada à aquisição de tratores e implementos associados, colheitadeiras e suas plataformas de corte, assim como máquinas agrícolas autopropelidas para pulverização e adubação, informa circular do BNDES.
Em virtude do esgotamento dos recursos de algumas linhas do Plano Safra, o BNDES vinha suspendendo novos pedidos de crédito rural, como Moderfrota, Inovagro, Moderagro, Pronamp Investimento e Programas ABC e PCA, além do Pronaf.
No dia 12 de novembro, porém, o banco de fomento já reabriu a possibilidade de novos pedidos para o Moderfrota – que financia tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas –, com valor disponível de R$ 740 milhões, conforme informaram ao Broadcast Agro, na ocasião, o chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do banco, Tiago Peroba, e o chefe do Departamento de Canais de Distribuição e Parcerias, Caio Araújo. Araújo informou ainda que até 2020 novos pedidos devem ser reabertos.