Desde o início do ano, segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil conquistou a abertura de 24 novos mercados para produtos agropecuários
O Brasil conquistou a abertura de 24 novos mercados para produtos agropecuários desde janeiro de 2023, de acordo com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Os mais recentes, que ocorreram no início desta semana, são a exportação de alimentos mastigáveis para animais de companhia (pet food) para a África do Sul e de farinhas de aves para alimentação animal para o Equador.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, as importações da África do Sul de alimentos mastigáveis para animais de companhia foram de aproximadamente US$ 60 milhões em 2022. Nesta categoria, o Brasil exportou quase US$ 100 milhões para outros mercados.
Produção de grãos pode atingir novo recorde, com 315,8 milhões de toneladas
Também no ano passado, o Equador importou farinhas de aves para alimentação animal de todo o mundo no valor de US$ 554 milhões.
O trabalho de abertura de mercados externos não contempla apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes, milho e soja, mas de diversos produtos da cadeia agrícola, atendendo ao objetivo do Ministério da Agricultura e Pecuária de diversificar a pauta exportadora brasileira.
Plano Safra 2023/24: cooperativas pedem R$ 410 bilhões para investimentos
Desde o início do ano, o Mapa contabiliza a abertura de 24 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação dos mais diversos produtos de variados setores da agropecuária.
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!