Durante o inverno, diversos cuidados são essenciais para garantir o bem-estar dos animais e a produtividade das culturas
Durante essa estação do ano, diversos cuidados são essenciais para garantir o bem-estar dos animais e a produtividade das culturas. O Brasil é um país de dimensões continentais e as características climáticas variam amplamente de uma região para outra. Portanto, as medidas de cuidados podem variar de acordo com a localização geográfica do produtor.
Brasil deve produzir maior safra de grãos da história, aponta Conab
Diego Zardo, Head comercial da Supercampo, alerta para a escolha de culturas adaptadas às baixas temperaturas. “Ao planejar as plantações, e pensando nas baixas temperaturas, o agricultor precisa selecionar culturas que sejam adaptadas às condições climáticas da região, pois existem culturas específicas que são mais resistentes ao frio e podem crescer bem durante essa estação”, salienta.
Além da escolha, é necessário o monitoramento constante. “Inspeções regulares são fundamentais para detectar problemas cedo, como também é indicado a cobertura do solo que evita ervas daninhas e retem a umidade”, pontua.
A vantagem para esse inverno, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é a expectativa de temperaturas mais altas para esse período devido ao efeito El Niño, fenômeno natural que aquece as águas do Oceano Pacífico e apresenta reflexos no clima de todo o planeta.
“No entanto, mesmo com temperaturas mais altas, o El Niño costuma provocar um aumento significativo das precipitações principalmente na região sul, que merece atenção e preparo do agricultor”, enfatiza Diego.
Segundo as agências climáticas, acredita-se que a intensidade do fenômeno El Niño seja moderada nesse ano, ganhando força no próximo verão.
“Caso o fenômeno traga chuvas fortes, o agricultor deve ficar atento ao encharcamento do solo, que traz prejuízos à produção agrícola. Já se as chuvas não forem intensas, as produções de soja podem ser beneficiadas com o maior volume de chuva”, exemplifica o Head Comercial, Já na produção de cana-de-açúcar, explica Diego, o El Niño intenso pode prejudicar a logística da colheita quanto à maturação da planta.
“As variações climáticas com o efeito El Niño podem afetar diretamente a produção agrícola de grãos. As culturas perenes, com o excesso de chuva, podem apresentar redução na produtividade”, alerta Diego.
Para enfrentar as variações climáticas seguem algumas dicas, lembrando que todos os produtos voltados ao agronegócio podem ser adquiridos pelo Supercampo.com:
No caso de excesso de chuvas:
- Não semear em solos encharcados;
- Realizar rotação de culturas;
- Realizar adubação nitrogenada;
- Realizar a colheita quando o produto atinge umidade adequada.
No caso de estiagem:
- Utilizar sistema de plantio direto;
- Utilizar cultivares resistentes ao estresse hídrico;
- Utilizar irrigação quando possível e necessário;
No caso de frio e geada:
- Mantenha o calor das plantas com cobertura apropriada;
- Proteja o maquinário;
- Adubação equilibrada: Fortaleça as plantas com nutrientes para estação;
- Fungicidas preventivos: Evite doenças fúngicas com tratamentos preventivos.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!