“Cinquentinha” foi o primeiro trator da Massey Ferguson no Brasil

O primeiro trator produzido pela Massey Ferguson no Brasil, o MF 50, mais conhecido como “Cinquentinha”, tem este nome em homenagem ao momento de intensas transformações que a sociedade brasileira vivia na época, pois rememora o ideal de desenvolvimento proposto pelo presidente Juscelino Kubitschek para que o Brasil pudesse avançar “50 anos em 5”.

O modelo de 37 cavalos de potência foi lançado durante a inauguração do parque industrial da Massey Ferguson em 18 de janeiro de 1962 – evento que contou com a presença do então presidente João Goulart, e do então ministro do planejamento, Celso Furtado.

Lançamento do “Cinquentinha” da Massey Ferguson

De acordo com a empresa, a principal necessidade dos produtores dos anos 1960 tinha a ver com o intensivo trabalho de expansão das fronteiras agrícolas.

“A resposta da Massey Ferguson foi oferecer tratores ainda mais robustos e, posteriormente, máquinas com mais capacidade de tração, buscando sucessivas melhorias em seu sistema mecânico. A marca também tratou de atender a uma antiga reivindicação, que era a de dotar os tratores com motores a diesel, solução que foi viabilizada após uma parceria firmada com a Motores Perkins, empresa que no futuro se tornaria uma associada MF”, assinalou em nota.

Edição especial

Em 2022, em celebração aos 175 anos de atuação no mundo, a Massey Ferguson lançou uma edição especial do clássico trator MF 35x. O modelo importado que deu origem ao MF 50, o “Cinquentinha”, primeiro trator produzido pela marca no Brasil e que, por anos, foi referência no campo e símbolo do pioneirismo na modernização da atividade agrícola e expansão do agronegócio no país.

“A edição especial homenageia todos os agricultores que tanto se dedicaram à agricultura e que construíram, ao lado da Massey Ferguson, a história da mecanização agrícola brasileira. É um trator destinado a admiradores da nossa marca para relembrar o ingresso do país na agricultura moderna”, destacou à época Eduardo Nunes, diretor de Marketing da Massey Ferguson.

Com apenas 100 unidades produzidas, a série comemorativa manteve as características do modelo original, incorporando novas tecnologias. O motor, por exemplo, embora seja muito parecido com o anterior, conta com uma bomba injetora mais precisa, sistemas de filtragens mais eficientes, além dos componentes serem fabricados com novos materiais.

Fonte: Massey Ferguson

 

*Este texto foi atualizado.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro