A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) debateu o tema “Financiamentos à exportação e mecanismos de proteção financeira” durante o segundo dia do workshop do projeto Agro.BR “Descomplicado o mercado financeiro para o comércio exterior”, na última quinta-feira.
A programação começou com uma palestra sobre o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em Mato Grosso do Sul. A técnica extensionista do Peiex/MS, Elaine Cristina Rezende, falou sobre o funcionamento da iniciativa, principais contribuições às empresas, módulos do plano de trabalho, prospecção de mercados internacionais e formação de preço para exportação.
“O objetivo do programa é preparar empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de seus produtos ou serviços de forma planejada e segura”, afirmou.
O gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Luiz Gonzaga, abordou os temas financiamentos à exportação e mecanismos de proteção financeira.
Ele explicou o funcionamento de algumas modalidades de exportação como Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), Programa de Financiamento às Exportações (Proex), derivativos e Termo de Moedas (NDF).
Segundo o assessor técnico de exportação da CNA, Rodrigo da Matta, o workshop é parte da estratégia do Agro.BR de capacitar e preparar o pequeno e médio empreendedor rural para acessar mercados internacionais da forma mais direta possível, evitando intermediários.
“Por isso foi tão importante apresentarmos as ferramentas do mercado financeiro para concretizar e garantir o sucesso da operação comercial”, disse.
O treinamento foi mediado pela consultora do Agro.BR em Mato Grosso do Sul, Nathália Alves. O projeto é uma parceria da CNA com a Apex-Brasil para a internacionalização de pequenos e médios negócios rurais.