A colheita do trigo 2024 no Rio Grande do Sul alcançou 97% da área projetada, após avançar 5 pontos percentuais em sete dias, mostra o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, publicado nesta quinta-feira (28).
Na mesma época do ano passado, os trabalhos também estavam em 97%; na média das últimas cinco temporadas, em 95%. A área cultivada totaliza 1.322.167 hectares, e a estimativa de produtividade está em 3.116 kg/ha, no entanto, o órgão afirma que deve revisar o valor no final da safra.
Setor de máquinas agrícolas deve encerrar 2024 com retração de 23%
De acordo com o relatório, a operação foi concluída na maior parte do território estadual, mas restam lavouras em final de maturação fisiológica, principalmente nas regiões da Campanha, Sul e Campos de Cima da Serra, que possuem condições climáticas específicas que condicionam o plantio e a colheita mais tardios.
“A produtividade e a qualidade dos grãos apresentam variações expressivas entre as diferentes regiões, o que ainda poderá impactar negativamente a produtividade estadual. No Noroeste, Planalto Médio, Centro e Metade Sul, os resultados ficaram abaixo da projeção inicial em decorrência das chuvas prolongadas, que dificultaram o manejo fitossanitário, favoreceram a proliferação de patógenos e interferiram no momento da colheita”, informa o documento.
“Em compensação, no Nordeste do Estado, a colheita transcorre de forma satisfatória, configurando uma safra bem-sucedida”, complementa.
Fonte: Datagro
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!