A colheita do trigo 2024 no Rio Grande do Sul alcançou 29% da área projetada, após avançar 26 pontos percentuais em sete dias, mostra o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar publicado nesta quinta-feira (24).
Na mesma época do ano passado, os trabalhos estavam em 43%; na média das últimas cinco temporadas, em 31%.
De acordo com o relatório, a colheita da cultura apresentou ritmo acelerado na última semana, especialmente na regiões central e noroeste do estado, sendo interrompida apenas em 15/10 devido à ocorrência de chuvas.
“A qualidade do produto colhido está inferior ao obtido antes do período chuvoso, assim como o peso hectolitro (PH) dos grãos”, explica a Emater/RS-Ascar, associando a redução na qualidade dos grãos à alta incidência de doenças, como brusone e giberela.
“Essas condições também favoreceram a germinação prematura dos grãos na espiga, comprometendo, ainda mais, a qualidade final do produto”, completa.
As lavouras remanescentes se encontram principalmente nas fases de maturação (48%), e enchimento de grãos (20%). A área cultivada, conforme dados da Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista permanece em 3.100 kg/ha.
Fonte: Datagro
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!