Como a pandemia impactou o trabalho no campo

O último censo agropecuário realizado, no Brasil, em 2017, apontou que o País possui mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais. Deste total, quase 4 milhões são propriedades rurais. O levantamento mostra ainda que são mais de 15 milhões de pessoas trabalhando no setor e, deste grupo, mais de 10 milhões pertencem à agricultura familiar.

Os trabalhadores rurais em todas as cadeias do agro sempre tiveram papel de destaque na economia brasileira, mas durante a pandemia ficou ainda mais evidente a importância do trabalho no campo.

De acordo com a secretária de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Vânia Marques, a agricultura familiar não parou, sendo responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

A executiva diz que o setor comemora avanços, como a ampliação do Pronaf crédito. Por outro lado, entende que ainda há uma agenda extensa de reivindicações, que inclui incentivos ao acesso à Internet, financiamento público e à produção orgânica de qualidade.

Ouça a sua declaração, no podcast abaixo.

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná