Feiras divulgam data de eventos e fabricantes se dividem

Entre adiamentos, confirmações e desistências, o ano ainda deve ser marcado por eventos à distância ou em formato híbrido

 

A organização da Expodireto Cotrijal confirmou a realização da feira em formato híbrido, entre os dias 1 e 5 de março, na cidade de Não-Me-Toque (RS). A confirmação se deu, ontem, no Palácio do Planalto, após entrega de convite feito pelo dirigente máximo da Cotrijal, Nei César Manica, ao presidente Jair Bolsonaro, que já garantiu presença no evento. No ano passado, a Expodireto foi uma das poucas exposições que chegaram a acontecer antes do cancelamento de eventos presenciais, em função da pandemia do coronavírus.

A 22ª edição da Expodireto, promovida pela Cotrijal, será em formato híbrido: uma plataforma vai transmitir a programação da feira e contar com expositores virtuais, além da Arena Agrodigital, espaço para startups do agro sucesso em 2020 e que retorna de forma presencial e virtual. “As atividades estarão em formato físico e digital”, afirmou Manica.

Em novembro de 2020, o protocolo sanitário com normas, medidas e adequações na área do parque para a realização da feira foi entregue ao governo do Estado. Conforme a organização, algumas alterações já foram atendidas e a expectativa é que o aval positivo seja publicado no Diário Oficial nesta semana. Entre as medidas restritivas programadas para esta edição da feira estão a suspensão da Área Internacional e a vinda de delegações estrangeiras.

Os grandes eventos presenciais, como os tradicionais fóruns, terão transmissão on-line e poucas pessoas nos auditórios. Também estão previstas a segregação dos fluxos de entrada e saída, a instalação de totens de disponibilização de álcool em gel, a obrigatoriedade do uso de máscaras e do distanciamento social, a higienização e desinfecção frequente de superfícies e áreas comuns e a ampliação do horário de funcionamento da praça de alimentação.

Adiamentos

Em dezembro, a organização da Coopavel adiou a Show Rural, em Cascavel (PR). O evento estava previsto para ocorrer entre 1 e 5 de fevereiro e deve acontecer, agora, entre os dias 22 e 26 de março de 2021. “Em virtude das mudanças que a pandemia de Covid-19 trouxe neste último mês, a organização optou por adiar excepcionalmente o evento presencial”, destacou a nota assinada pelo diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e pelo coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, na ocasião.

A Agrishow também foi postergada de abril para junho de 2021. A organização do evento, no entanto, disse que o motivo para novo adiamento seria a espera pela divulgação dos recursos para o Plano Safra 2021/22 e não pela Covid-19.

Posicionamento

Fabricantes de máquinas agrícolas têm se dividido entre participar ou não de eventos presenciais. De acordo com o gerente de marketing e produto da LS Tractor, Astor Kilpp, a empresa é uma das que pretende participar de todas as feiras do calendário agrícola, tais como Expodireto Cotrijal, Show rural Coopavel, Expoagro Afubra, Hortitec, em Holambra, Agrishow, Fecafé, e Expointer. “Seguindo diversos protocolos de proteção aos clientes e aos colaboradores, como estandes com divisórias de vidro no atendimento a vendas, álcool gel por todo o espaço, espaçamento entre as mesas, etc”, destacou o executivo, em comunicado enviado à reportagem da Máquinas & Inovações Agrícolas.

Por outro lado, Massey Ferguson e Valtra, marcas da multinacional AGCO, disseram ontem que não irão participar de feiras, esse ano. Em nota, as empresas afirmaram que e a decisão faz parte das medidas para “garantir a segurança e a saúde de colaboradores, concessionários, clientes, fornecedores e comunidade, em face à pandemia do novo coronavírus”. A desistência já foi comunicada aos organizadores dos eventos no Brasil.

Na nota, destacaram ainda que “para promover a reflexão sobre a importância do distanciamento social nesse momento delicado, a companhia também optou por não apoiar concessionários que decidam estar presentes nesses de eventos. Além disso, desenvolveu um guia de cuidados obrigatórios, baseado em recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) que devem ser seguidos em eventuais eventos presenciais.”

A AGCO ressaltou que entende e reconhece a importância do agronegócio brasileiro, que fornece alimentos a quase 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, e diz que seguirá trabalhando para que o País mantenha essa posição de destaque e para que o setor continue como o propulsor da economia nacional. A empresa informa ainda que seguirá investindo em novos formatos de relacionamento com seus clientes, principalmente com utilização de ferramentas e inovações no ambiente digital.

A Jonh Deere foi outra a descartar a participação em eventos presenciais. Em nota, a empresa afirmou que “considerando o avanço da pandemia do coronavírus e visando à preservação da saúde de todos, a John Deere Brasil não participará em 2021 de eventos presenciais como a 27ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow.”

O texto destacou ainda que os 38 grupos de concessionários da companhia possuem autonomia para decidir pela participação em eventos regionais. “Ao reforçarmos nosso compromisso de continuarmos próximos dos clientes, salienta-se ainda mais a importância do hub interativo John Deere Conecta, lançado recentemente e que oferece uma experiência completa de conexão para aproximar os públicos da marca. Ao combinar o virtual com o real, a plataforma possibilita a interação do cliente com todo o ecossistema John Deere, além de garantir acesso às melhores condições de compras e contato direto com os concessionários pelo computador ou celular, mantendo todo o suporte para que os produtores possam continuar com sua atividade de forma segura e responsável.”

A  CNH Industrial (detentora das marcas Case IH e New Holland AG) também informou que não irá participar de feiras agrícolas presenciais no decorrer do ano de 2021, ou enquanto não se alterarem as condições sanitárias para a realização de eventos de grande porte. “A empresa sabe da importância das feiras para o setor, mas entende que o momento deve ser de cautela para garantir a saúde e o bem estar dos seus colaboradores, concessionários, clientes e parceiros”, destacou em nota encaminhada à imprensa.

Em dezembro, em webinar realizado pela Máquinas & Inovações Agrícolas, sobre perspectivas do setor de máquinas agrícolas para 2021, os representantes das principais marcas do mercado já haviam sinalizado que não participariam de eventos presenciais, enquanto a pandemia se prolongasse. Assista aqui!

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