Novos tratores focam em pequenos e médios produtores, são mais versáteis e prometem mais agilidade e eficiência operacional na lavoura
1 – Trator XT804-4, da XCMG do Brasil
Entre os modelos de tratores apresentados neste ano, destaque para o primeiro trator agrícola da chinesa XCMG. O novo trator promete maior agilidade nas manobras, com o câmbio 12F+12R Shuttle. A tecnologia permite a mudança frente-ré com o trator em movimento, sem usar a embreagem. Uma manobra que ajuda na economia de tempo e eficiência operacional.
Como os canaviais brasileiros estão se tornando mais “verdes”
O design do sistema de refrigeração do motor, com as portas do fluxo de entrada e saída maiores e mais suaves, assegura mais eficiência de combustão e garantia de menor consumo.
Características do novo trator agrícola da XCMG:
- Potência de 80hp;
- Alto torque em baixas rotações, com reserva de torque acima de 30%;
- Transmissão 12F + 12R Shuttle;
- Vias hidráulicas e conexão de tomada de força independente para fácil substituição dos implementos;
- Ergonomia e conforto com visão 360º;
- Versões com cabine climatizada ou plataforma aberta;
- Raio de giro reduzido em 30%;
- Manutenção simplificada, com fácil acesso aos componentes mecânicos.
2 – Trator Plus Forest, da LS Tractor
De olho no crescimento do setor florestal, a LS Tractor apresentou uma versão exclusiva para o segmento. Trata-se do Plus Forest.
Os destaques das versões Forest ficam para os modelos Plus 80, 90 e 100, versões que se adequam ao mercado com reduzido consumo de combustível.
Os modelos de tratores Plus Forest disponibilizam motores Perkins com alto torque a baixas rotações. Transmissões nas versões 12Fx12R com possibilidade de até 40F ou R, proporcionando versatilidade e eficiência nas operações florestais.
Tomada de força independente, em três velocidades, acionáveis pelo painel do trator e um sistema de reversos sincronizado ou eletro-hidráulico, aumentando a eficiência do trator nas operações. Os modelos possuem ainda um ângulo de giro de 52 graus, 20% a mais que a concorrência.
Destaque também para a estrutura externa de proteção com gradis construídos em estruturas de aço, com acesso exclusivo nos dois lados da cabine. Além de gradil dianteiro com tela de malha dupla, proteções inferiores e laterais em chapas com espessura de 5mm com disponibilização de acessos necessários para fácil manutenção e limpeza
3 – Tratores Solis 105 e Solis 26, da Yanmar
O novo Yanmar Solis 105 passou a ser o maior trator comercializado pela marca no Brasil. Potente e versátil, o equipamento é ideal para uma variedade de tarefas agrícolas, que vão desde o plantio até a colheita.
Equipado com motor 4105 e transmissão ITAT 12×12, ambos da Sonalika, conferindo 105 cavalos de potência, o trator é capaz de lidar com as tarefas mais difíceis do campo. Entre os principais diferenciais do novo modelo, destaque para o levante hidráulico MITA, que é capaz de levantar até 3.500kg na rótula. O sistema de braços inferiores, reguladores e estabilizadores é de engate rápido, o que facilita o acoplamento de implementos.
Uma breve história do trator e sua importância na mecanização agrícola
Ele também é equipado com dois cilindros auxiliares, que garantem mais desempenho ao equipamento, além de uma alavanca de controle externa para o levantamento dos braços inferiores, proporcionando ao operador o ajuste do hidráulico na traseira do trator.
Yanmar Solis 26
O novo trator Yanmar Solis 26 é mais uma opção de trator estreito e baixo. O modelo já é amplamente conhecido no mercado, mas sua nova versão traz transmissão 9×9, com reversor sincronizado. Além de uma gama de velocidades alta, média e baixa, transmissão constante Mesh, embreagem simples e embreagem de segurança interna à transmissão, para utilização de implementos de alta inércia.
Para completar, Solis 26 possui uma nova plataforma de operação, que é mais plana e proporciona mais comodidade ao operador.
Esse modelo possui 26 cv de potência e foi desenvolvido para operação com pá frontal. O equipamento permite atuar nas mais distintas aplicações, como em operações de manutenção, como pulverização de culturas adensadas anuais, onde o espaço é reduzido; e até mesmo em instalações agropecuárias, como aviários e currais. O tanque de combustível deste modelo possui 22 litros.
4 – Tratores AGT 75, da Agritech
As versões do modelo contam com nova motorização Perkins, considerados motores nacionais já consagrados na agricultura brasileira, com garantia de até 3 anos. Além de disponibilidade de peças de reposição, o que facilita a manutenção.
O grande lançamento da linha AGT 75 é a versão agrícola. Ágil e preciso, o novo trator da marca oferece uma série de benefícios em suas aplicações para facilitar o dia a dia. Isso porque proporciona maior agilidade da máquina e menor esforço, segundo a fabricante.
O modelo de 75 cv agrícola é indicado para o preparo de solo, para atender pequenas e médias propriedades.
Outra novidade da marca foi a versão compacta da linha. Essa versão compacta substitui o modelo 1175 Compacto. O novo trator oferece maior potência, que possibilita melhor desempenho e é indicado para culturas mais adensadas, como o café, por exemplo.
5 – Tratores série OJA, da Mahindra
A Mahindra apresentou neste ano a linha de tratores “OJA”, que deverá ser trazida ao mercado brasileiro já no primeiro semestre de 2024. Com potência variando de 20 a 70 cavalos, a nova série foi desenvolvida para atender todos os mercados onde a fabricante atua.
Os modelos de tratores da série OJA integram uma nova família de tratores 4×4 subcompactos, compactos e utilitários.
Essa plataforma OJA de tratores conta com os modelos: subcompactos: 20 a 26cv, compactos: 21 a 30cv, utilitários de pequeno porte: 26 a 40cv e utilitários de médio porte: 45 a 70cv.
Além disso, esses tratores da Mahindra apresentam quatro tipos distintos de motores e transmissões, oferecendo mais versatilidade e eficiência.
6 – Trator MF 8S, da Massey Ferguson
Entre os lançamentos de tratores de 2023 está o trator MF 8S, da Massey Ferguson, que recebeu o Prêmio Trator do Ano 2023/2024.
Uma das características mais importantes desse modelo é a separação entre a cabine e o motor. Tal atributo faz com que o fluxo de ar do motor consiga refrigerá-lo melhor. Com isso, é possível obter uma cabine mais ampla, com mais visibilidade e conforto para o produtor.
Principais características do trator MF 8S:
- Motor AGCO Power de 7,4 litros e seis cilindros;
- Atinge potência máxima, mesmo em rotações baixas, como a 1.500 rpm;
- Nova transmissão automática Dyna-7, com 28 velocidades à frente e 28 à ré em quatro grupos e sete marchas ininterruptas;
- O trator tem 24 centímetros de espaço entre a cabine e o motor, isolando o ambiente interno de ruídos, evitando calor e vibrações indesejadas;
- Operação silenciosa, com níveis de ruído de 68dB – cabine silenciosa, com volume interior de 3,4m³, mais espaçosas.
7 – Trator TL5 Acessível, da New Holland
A New Holland Agriculture apresentou comercialmente o primeiro trator agrícola acessível do mundo: o modelo TL5 Acessível. Trata-se de uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores.
Desenvolvido a partir da linha de tratores TL5, o modelo Acessível está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv, voltado a pequenos, médios e grandes produtores.
Esse modelo pode ser usado nas principais tarefas, como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais.
O trator foi pensado para proporcionar condições de trabalho iguais a todos no campo. Para isso, o TL5 Acessível é equipado com plataforma de elevação e joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu próprio embarque/desembarque.
Além disso, este é um trator que pode ser utilizado em sua originalidade de fabricação, ou seja, ele pode ser operado também por pessoas sem mobilidade reduzida.
O TL5 Acessível está disponível na versão sem cabine e com transmissão 12×12 com reversor hidráulico.
8 – Trator 3036EN, da John Deere
O trator 3036EN é o menor já comercializado pela John Deere no Brasil. Com foco na agricultura familiar e em pequenas propriedades, a máquina pode também ser utilizada no cultivo de árvores frutíferas, granjas, flores, jardinagem e em culturas animais.
O trator tem transmissão heavy duty – que permite um funcionamento mais suave e com menos ruído por meio do eixo vedado na dianteira e traseira –, e um motor compacto, com potência de 36 cv e torque máximo de 109Nm, raio de giro reduzido.
O modelo é equipado com motor Yanmar, 1.6 litros, 3 cil, 36cv. E está de acordo com a regulamentação MAR 1.
O lançamento desses modelos de tratores em 2023 demonstra não apenas avanços tecnológicos significativos, mas também evidencia o compromisso da indústria em oferecer soluções cada vez mais eficientes para os agricultores brasileiros.
ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!