Curso de técnicas agrícolas capacita jovens no RS

Iniciativa contribui para uma educação contextualizada de forma complementar ao ensino regular

Alunos do ensino fundamental de Arroio do Tigre (RS), com idades entre 14 e 17 anos, receberão aulas teóricas e práticas sobre técnicas agrárias. Trata-se do curso Técnicas Agrícolas e Gestão Rural, promovido pelo programa Alcançando a Redução do Trabalho Infantil Pelo Suporte à Educação (ARISE), voltado à erradicação do trabalho infantil em comunidades produtoras de tabaco. A aula inaugural do projeto ocorreu em 19 de agosto, no Centro Agrícola da Comunidade Evangélica, na presença dos pais dos estudantes.

O curso terá duração de 100 horas, com aulas ministradas às segundas e sextas-feiras, no contraturno das atividades escolares dos jovens. Ao todo, são 42 alunos que, de agosto a dezembro, terão contato com os seguintes temas: agricultura em geral, legislação ambiental, recursos naturais, compostagem, agroecologia, controle biológico e preparo de caldas, alternativas de diversificação da produção, fruticultura, apicultura, pecuária, piscicultura, cuidados com o solo e gestão rural da propriedade. O cronograma de estudos também inclui visitas técnicas em propriedades. O curso conta com consultoria da empresa Terra e Vida e tem como parceiro a Secretaria Municipal de Educação de Arroio do Tigre.

Para Marinês Kittel, supervisora de Projetos Sociais da Japan Tobacco International (JTI) e coordenadora do programa ARISE, essa é uma forma de estimular o jovem a enxergar empreendedorismo no campo. “É importante que ele compreenda a beleza e as possibilidades de empreender no meio rural. Estar em contato com novas tecnologias e investir em sua capacitação lhe dará, inclusive, subsídios para que, no futuro, possa fazer suas próprias escolhas, seja no campo ou no meio urbano”, afirma.

O programa ARISE foi desenvolvido para se alinhar às políticas de aperfeiçoamento de práticas de trabalho. Como parte do programa, a iniciativa pretende despertar o interesse dos jovens pela agricultura, proporcionando seu desenvolvimento e estimulando a disseminação do conhecimento junto à sua família. “O principal objetivo do ARISE é diminuir o trabalho infantil no campo. Por essa razão, enxergamos a participação dos pais na primeira aula do curso como parte imprescindível para alcançar os resultados do programa”, finaliza.

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro