Ministro da Agricultura comemora resultados do PIB da agropecuária e destaca pedido de atenção de Lula na estruturação do novo Plano Safra
No primeiro trimestre deste ano, o setor agropecuário mostrou sua força e contribuiu significativamente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1), o PIB da agropecuária registrou um aumento de 21,6%, impulsionando o crescimento geral da economia brasileira em 1,9%.
Esse resultado é motivo de comemoração para o setor agrícola, que tem peso de aproximadamente 8% na economia do país. O desempenho robusto da agropecuária no primeiro trimestre tem o potencial de influenciar as políticas governamentais e direcionar mais atenção para o Plano Safra 2023/24, instrumento essencial para impulsionar o desenvolvimento do setor.
Crescimento “espetacular”
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comemorou o resultado do PIB da agropecuária e sua influência para o crescimento do PIB nacional, que considerou “espetacular, que mostra a força da economia brasileira”.
“Vamos continuar apoiando, incentivando essa agropecuária a crescer. O presidente Lula já pediu para a gente ter atenção ao Plano Safra, dar condições de financiamento, de linhas de crédito para o BNDES junto com o [Aloizio] Mercadante”, disse.
“Nós estamos todos juntos fazendo o impulsionamento para superar, inclusive, momentos difíceis que podemos ter de preços achatados das commodities no segundo semestre, mas que não possam diminuir a força dessa atividade econômica que dá emprego e oportunidades e faz o PIB crescer”, completou o ministro.
Receita líquida do setor de máquinas registra queda de 10,5% em abril
Fávaro afirmou que o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o desempenho do presidente Lula, contribuíram para o resultado. “Todos reconhecem a força e a importância do agronegócio brasileiro, que foi o grande responsável [pelo crescimento do PIB]”.
➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!