Desenvolvimento sustentável dos ambientes de montanha é debatido


Desenvolvimento sustentável, patrimônio histórico, cafeicultura, turismo e conservação ambiental e de recursos hídricos são alguns dos temas que serão tratados no Fórum para o Desenvolvimento Sustentável dos Ambientes de Montanha do Brasil, que será realizado on-line pela Embrapa nos dias 2, 7, 9 e 11 de dezembro. O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores (NPTA), situado em Nova Friburgo, RJ, e vinculado às três Unidades da Embrapa no Rio de Janeiro. A transmissão será feita pelo canal da Embrapa no Youtube e quem quiser certificado de participação deve se inscrever em cada um dos dias desejados.

O tema vem ganhando cada vez mais visibilidade e já inspirou outros eventos promovidos pelo NPTA nos últimos anos, a exemplo de dois workshops sobre desenvolvimento sustentável em ambiente de montanha, de um seminário sobre desenvolvimento territorial endógeno e do congresso internacional Mountains 2018. Fato é que as montanhas constituem aproximadamente 22% da superfície terrestre – e 17% do território brasileiro, englobando boa parte dos fragmentos remanescentes de florestas naturais, fontes hídricas e outros recursos que asseguram a prestação de serviços ecossistêmicos, que são, concomitantemente, essenciais ao bem-estar humano, à manutenção da biodiversidade e do equilíbrio natural.

A discussão sobre a sustentabilidade no uso desses ambientes, portanto, é fundamental, já que eles são notadamente afetados pelas mudanças climáticas e por pressões urbanas, requerendo estratégias específicas de conservação, proteção, restauração e valorização desses territórios. Esse é o objetivo do evento, cuja abertura será às 10 horas do dia 2 de dezembro (quarta-feira), sob a temática Montanhas e conservação dos recursos hídricos, com a participação da pesquisadora Rachel Bardy Prado, da Embrapa Solos, e do professor Juracy Marques dos Santos, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A moderação será feita pelo professor Décio Tubs Filho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Na segunda-feira, dia 7, também às 10 horas, a discussão será sobre estratégias produtivas e desenvolvimento territorial endógeno em ambientes de montanha, com palestras dos pesquisadores Marcos Borba, da Embrapa Pecuária Sul, e Renato Linhares de Assis, da Embrapa Agrobiologia. A moderação será do professor Gilberto Mascarenhas, da UFRRJ.

O encontro do dia 9 de dezembro, quarta-feira, tratará do tema Montanhas como espaço de conservação ambiental e turismo e trará como palestrantes o diretor-adjunto da organização Crescente Fértil, Luis Felipe Cesar, e uma das responsáveis pela Associação dos Criadores e Promotores de Saberes e Práticas Sustentáveis (Casa dos Saberes) de Nova Friburgo, Lia Caldas. A moderação será feita pelo pesquisador Mauro Sérgio Vianello Pinto, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Por fim, no dia 11, as palestras girarão em torno do tema Montanhas, patrimônio histórico, café e turismo e contarão com a participação da professora Mônica Alves Amorim, da Universidade Federal do Ceará, e de Francine Ramalho, representante do Instituto Humanitário Florescer da Serra, situado em Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. A moderação será do chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Celso Merola.

O encerramento do Fórum prevê ainda uma breve comemoração do Dia Internacional das Montanhas – instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2003 para incentivar a conservação e o desenvolvimento sustentável das montanhas –, com a participação de representantes de organizações internacionais como Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU), Union of International Mountains e Mountain Research Initiative (MRI), entre outras, que falarão sobre a temática Desafios para pesquisa e inovação para o desenvolvimento sustentável dos territórios de montanhas da América Latina e do Caribe. Em seguida, será feito o pré-lançamento do I Encontro Internacional da Rede Latino-Americana e Caribenha de Pesquisa e Inovação em Ambientes de Montanha (Lacmon), que será realizado de 11 a 13 de maio de 2021.

O Fórum para o Desenvolvimento Sustentável dos Ambientes de Montanha do Brasil conta com a parceria da Embrapa Pecuária Sul, da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado da Bahia e das organizações Casa dos Saberes e Crescente Fértil.

Serviço

I Fórum para o Desenvolvimento Sustentável dos Ambientes de Montanha do Brasil
Dias 2, 7, 9 e 11 de dezembro
Local: Canal Embrapa no YouTube
Horário: a partir das 10 horas
Informações e inscrições aqui.

Fonte: Embrapa

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná