EIMA Digital é vitrine para evento internacional em 2021

Encontro virtual serviu de prévia do irá acontecer na EIMA International, realizada de 3 a 7 de fevereiro de 2021

A primeira edição da EIMA Digital Preview, exposição dedicada às máquinas agrícolas criada em plataforma virtual, se encerrou no dia 15 de novembro. Foi uma primeira experiência, segundo a FederUnacoma (Federação dos fabricantes de máquinas agrícolas que organiza diretamente toda a gama de eventos EIMA), que constitui um teste útil para o desenvolvimento do sistema e para a criação de uma plataforma que possa apoiar continuamente o setor de máquinas agrícolas.

O resultado geral dos seminários e encontros online, conforme a companhia, foi positivo: graças à colaboração com universidades, editoras, associações profissionais e empresas expositoras, foram realizados mais de 120 eventos durante os cinco dias, com grande participação do público. Ao final dos cinco dias, a contagem de tráfego da plataforma indica um total de mais de 59 mil acessos, com cerca de 10 mil usuários conectados para eventos e seminários.

O Presidente da FederUnacoma, Alessandro Malavolti, agradeceu a todos os colaboradores da iniciativa e às autoridades políticas que participaram dos eventos online. Em primeiro lugar, à ministra da Agricultura italiana, Teresa Bellanova, e depois ao subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, Manlio Di Stefano; à subsecretária do Ministério do Trabalho, Francesca Puglisi; e ao conselheiro para a Agricultura da Região da Emilia Romagn, Alessio Mammi. Foi feito ainda um agradecimento especial ao presidente da Agência ICE, Carlo Ferro, que participou da abertura do evento virtual, destacando a histórica colaboração entre a Agência e a FederUnacoma.

Segurança em primeiro plano

Um dos painéis da EIMA Digital discutiu as questões de segurança, ergonomia e prevenção de acidentes de trabalho no setor primário. Muitos dos acidentes que ocorrem no setor agrícola estão ligados ao uso de tratores e máquinas operativas. Amassamento e capotamento são os tipos de acidentes mais comuns, geralmente causados por inexperiência ou simples distração do operador. A prevenção é, portanto, um fator decisivo para evitar acidentes e lesões.

A EDP, primeira exposição virtual de máquinas agrícolas, debateu esses temas com um webinar intitulado “Acidentes mortais por capotamento de tratores agrícolas: problemas e soluções possíveis”. Realizado no sábado, 14 de novembro, como parte das iniciativas do Campus EIMA, o encontro abordou a questão das mortes relacionadas ao trabalho com tratores, apontando algumas estratégias de prevenção.

Domenico Pessina, professor de Mecânica Agrícola da Universidade de Milão, falou sobre este tema específico durante a conferência “O bem-estar do operador a bordo de máquinas agrícolas autopropelidas: as soluções mais avançadas para fazer o trabalho no campo menos oneroso”.

A tecnologia dos tratores e das máquinas autopropelidas tem evoluído consideravelmente, com particular atenção para a cabine e o banco do motorista, projetados com o objetivo de otimizar o conforto do motorista e a ergonomia dos comandos.

Durante o webinar, Pessina apresentou alguns dos dispositivos e sistemas desenvolvidos nos últimos anos. Dispositivos de controle à mão, joysticks multifuncionais, cabines pressurizadas, sistemas de ar condicionado e filtração, iluminação em LED em toda a volta; foram algumas das inovações, desenvolvidas pelos fabricantes de máquinas agrícolas, citadas no evento. De acordo com o professor, essas tecnologias são capazes não só de tornar o trabalho do operador na máquina menos cansativo, mas principalmente de reduzir alguns dos possíveis fatores de risco (fadiga, distração, visão limitada) que contribuem para causar acidentes.

Saúde em época de coronavírus

Outro aspecto relacionado aos acidentes de trabalho no setor primário são os seguros. Existem muitas políticas disponíveis no mercado para aliviar as consequências. No webinar, “A saúde em primeiro lugar, como proteger as empresas e os seus funcionários na época do coronavírus”, o grupo Unipol apresentou um produto especificamente desenhado para a emergência criado pela pandemia Covid-19.

Também fizeram parte do evento, a revisão digital da mecânica agrícola, que contou com diversos debates centrados nas técnicas de cultivo e no tema segurança e também em aspectos relacionados com a informação do setor.

A agronomia e as técnicas de cultivo foram outras das protagonistas do do EIMA Digital Preview, com uma mostra de máquinas agrícolas em plataforma virtual.

Já a variável climática nas atividades agronômicas foi o tema da conferência promovida pelo L’Informatore Agrario intitulada “Agricultura sustentável e inovação tecnológica: oportunidades e desafios impostos pelas mudanças climáticas”.

Sobre o assunto de técnica agronômica, houve um seminário da Netafim sobre sistemas de proteção ativa de culturas contra danos devido ao congelamento.

A técnica de irrigação por gotejamento e fertirrigação foi analisada em encontro promovido pela Irritec, enquanto “Novas soluções para a agricultura de conservação” foi tema de evento promovido por Maschio Gaspardo.

Fonte: EIMA Digital

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro