Embrapa lança livro sobre agricultura digital nas cadeias produtivas


A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) lançou o livro “Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas”, em comemoração aos 35 anos do centro de pesquisa especializado em tecnologia da informação aplicada à agricultura. A publicação em formato digital apresenta iniciativas desenvolvidas pela Unidade em parceria com outros centros de pesquisa da Embrapa e instituições parceiras dos setores público e privado.

Dividida em três partes, a obra apresenta o contexto atual da agricultura digital no Brasil, além das principais aplicações nas áreas de modelagem agroambiental, geotecnologias, computação científica, visão computacional, agricultura de precisão, engenharia da informação, bioinformática, biologia estrutural e genômica aplicada às mudanças climáticas. Também aborda como o ecossistema de inovação em agricultura digital está se organizando e as principais perspectivas.

O livro está disponível no site da Unidade e pode ser baixado gratuitamente. São editores técnicos Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Maria Angelica de Andrade Leite, pesquisadora, Stanley Robson de Medeiros Oliveira, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Carlos Alberto Alves Meira, chefe de Transferência de Tecnologia, e os pesquisadores Ariovaldo Luchiari Junior e Édson Luis Bolfe.

Transformação digital da agricultura

A transformação digital da agricultura é o tema central das comemorações dos 35 anos e foi discutida durante webinar. O objetivo foi apresentar a visão de diferentes atores sobre a agricultura digital no País, as tendências e os principais desafios.

O evento contou com a participação dos especialistas e representantes da área de inovação no agronegócio Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do FGV Agro, Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, Francisco Jardim, sócio-diretor da SP Ventures e Silvia Massruhá, com moderação do jornalista José Luiz Tejon.

A abertura contou com a presença de Celso Moretti, presidente da Embrapa, Fernando Camargo, secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Memória da Unidade

A Embrapa Informática Agropecuária também criou um site dedicado à preservação da sua memória. Lá é possível conhecer um pouco mais sobre a trajetória do centro de pesquisa e os principais resultados obtidos durante esses 35 anos.

O ambiente está organizado por décadas e contém depoimentos, fotos e vídeos que ajudam a contar a história da Unidade. A ideia é que esse espaço seja atualizado continuamente de forma colaborativa.

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP)

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro