Empresa investe em plataforma de gestão agroindustrial

Atuando exclusivamente no desenvolvimento de tecnologias e na transformação digital em empresas do agronegócio e fazendas, a brasileira GAtec cresceu mais de 50% em 2020 e projeta um crescimento de 125% até 2026

O agronegócio brasileiro tem vivido nos últimos anos uma das maiores revoluções tecnológicas de todos os tempos. Como resultado, o País ganhou notoriedade, ampliou seu protagonismo, tornando-se um dos maiores produtores e exportadores no mundo das principais commoditiese variados produtos agrícolas. Por trás desse avanço, estão empresas como a GAtec, especializada em soluções para a gestão agroindustrial, que está apostando pesado e investindo na transformação digital do setor.

Há cinco anos a empresa iniciou um ousado plano de crescimento que consistiu em um reinvestimento com recursos próprios em processos, tecnologias e aperfeiçoamentos de suas soluções. No fim de 2021, esse projeto de investimento somará o total de mais de R$ 18 milhões. “Destinamos 30% do total de horas em nossa fábrica de software para área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em novos processos e otimizações contínuas”, diz Leandro Sarto, diretor comercial da empresa.

A plataforma SimpleFarm é um software desenvolvido pela GAtec, baseado nas tecnologias Microsoft, que atende em uma base única, produtores de culturas anuais (milho, algodão, grãos, entre outras), semi-perenes (cana-de-açúcar), perenes (citros, frutas, entre outros), florestas, bem como a atividade pecuária, possibilitando a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

Devido à possibilidade de hospedagem na nuvem (cloud computing), o SimpleFarm pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet. “Estamos fazendo a migração do atual sistema para uma solução totalmente web, um grande avanço aos nossos clientes e parceiros”, acrescenta Sarto.

Crescimento consolidado

A definição de missão, visão e valores, não ficará somente em um quadro na parede da empresa. Seguindo o princípio de ser a companhia referência de tecnologia de informação e de consultoria em gestão para o mercado do agronegócio, a GAtec sempre se reinventa para fornecer soluções inovadoras, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade do setor e gerando maior valor e resultado para os clientes, acionistas, colaboradores e parceiros.

De acordo com Sarto, com essa estratégia, ao longo da história, a empresa tem crescido na média de 15% a 20% ao ano. Um plano ousado e bem estruturado de expansão, fortalecimento de parcerias, melhorias nos processos que impactam diretamente na usabilidade das soluções, levando otimização dos processos aos clientes e a GAtec já colhendo bons frutos, mesmo neste período de pandemia. “Avançamos com crescimento de mais de 50% em nosso faturamento em 2020 e projetamos um crescimento ainda maior para os próximos 5 anos, com a liberação total da plataforma web, que irá nos diferenciar ainda mais no mercado pela inovação e tecnologia embarcada”, destaca o diretor.

O otimismo é atribuído à crescente demanda do setor. Segundo Roberto Rodrigues, também diretor da GAtec, para atender à procura do mercado é preciso desde a contratação de pessoas, até a otimização de processos, treinamento especializado para o corpo técnico, e ainda, automação para captação de dados no campo. “Além disso, parcerias com os maiores players no mercado agro, visam sempre promover melhorias no SimpleFarm para obtenção de melhores de resultados. Sendo assim, toda a cadeia produtiva no mercado agro, desde o entendimento do processo até o relacionamento e integração dos dados, passa pelas soluções da nossa marca”, destaca ele.

Para continuar crescendo, a empresa que atualmente atende mais de 255 clientes está reforçando sua equipe. Hoje são mais de 180 colaboradores, focados em ferramentas de gestão, processos agroindustriais e de tecnologia e no suporte aos produtores no campo. “Temos atuado em diversos canais na busca por novos talentos, headhunters e empresas especializadas nessa prestação de serviços, também estão nos apoiando. Além disso, temos um RH próprio e destacamos nossa busca contínua por novos profissionais e estagiários, atuando intensamente em sua formação, entre outros”, diz Rodrigues.

A GAtec também planeja manter presença no exterior, onde já atua em mais de 14 países. Mesmo não tendo ainda uma prospecção ativa no mercado internacional (já mapeado em sua estratégia de crescimento), todos os seus clientes vieram por indicação ou procura direta por importantes players de mercado. “Concluímos recentemente o go live de implantação em nosso primeiro cliente nos Estados Unidos, o que nos traz grande satisfação por ser em um país referência em tecnologia e qualidade em processos. Além de nossa ferramenta de gestão, realizamos toda a transferência de conhecimento, baseado em nossa história com mais de 40 anos de experiência no setor, explorando os mais diferentes horizontes no mercado Agro”, finaliza o diretor.

Fonte: GAtec

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro