A máquina realiza todas as suas movimentações através de motores elétricos, retirando qualquer componente hidráulico destas funções. Os trilhos, fixados através de pilares alocados a cada 6 metros visam não atrapalhar a movimentação interna da unidade em que o coletor está instalado, sendo que ao operar a mais de 4 metros de altura, o equipamento pode, de forma segura, operar em condições de velocidade mais rápidas.
Equipado com sistema com IA para detecção de obstáculos, o coletor de amostras possui uma câmera em sua haste que realiza a leitura em tempo real da superfície de coleta, detectando obstáculos e automatizando o coletor.
Durante a movimentação, é feita uma análise do ponto onde será executada a coleta, e caso não haja nenhum obstáculo (como por exemplo, arcos, lonas, correntes, carroceria), a operação prossegue. No entanto, caso algum tipo de obstáculo seja detectado nesse ponto, será gerado um novo o mais próximo possível do original.
A partir de cada operação, imagens são capturadas e armazenadas em nuvem, sendo posteriormente utilizadas para retreinar a IA. Assim, quanto mais variadas forem as situações encontradas, mais eficaz será o sistema.
Outra novidade é o Coletor de Amostras Compre e Monte, que traz mais facilidade na montagem do equipamento, podendo o mesmo ser montado pelo próprio cliente, sendo necessário apenas duas pessoas para realizar a montagem do equipamento, o que representa uma redução de 30% no investimento, comparado ao modelo convencional.
O cliente recebe um manual completo com as orientações para montar e instalar o equipamento com segurança, praticidade e agilidade. Este modelo possuí única telescopia, reduzindo o raio de ação do equipamento, diminuindo itens para manutenção. Foi criado para locais onde há menor fluxo de recebimento de grãos.