De acordo com Bruna Lermer Oliveira, da Agrosul, concessionária John Deere da região, a proposta também é evitar que o produtor se desloque do campo para a cidade, já que a maior parte das revendas que oferecem treinamentos está nos grandes centros urbanos. “A logística de transporte versus o tamanho dos equipamentos e a prática no campo tornam a prática inviável para os produtores”, ressalta.
Darci Teixeira, gerente de treinamento de marketing da John Deere, lembra que, desde o início do projeto, novos parceiros ingressaram, a exemplo da Universidade Federal de Viçosa (UFLA) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Segundo Teixeira, parte do objetivo está sendo atingido, especialmente no momento em que o mercado demanda máquinas cada vez mais potentes e com alta tecnologia. “Muitas vezes, a capacitação vai além do treinamento operacional e inclui ensinar a manutenção dos equipamentos, já que máquina parada no campo é prejuízo certeiro”, afirma Teixeira.
Bruna Oliveira, da Agrosul, pontua que já foram capacitadas mais de mil pessoas desde a inauguração do centro de treinamento. “A procura pelos cursos é intensa. Só neste ano, capacitamos cerca de 400 funcionários. O treinamento ministrado por técnicos do Senai, por exemplo, é contínuo”, diz.
Os cursos são semanais e têm o calendário fixado conforme a necessidade da região e da cultura. “Entre os meses de outubro e novembro, o trato é a cultura da uva; já no começo de abril e no mês maio, as atenções voltam-se para o algodão”, explica.
No ano de 2011, foram treinadas 33 turmas, cada uma com um número médio de 14 alunos qualificados nos cursos de manutenção de tratores agrícolas, operação de plantadeiras, colheitadeiras de algodão, pulverizadores e tratores, chegando a um total de 447 pessoas. “Quando comparamos com 2010, ano em que foram treinadas 16 turmas, totalizando 253 pessoas, pois cada uma contou com um número médio de 15 alunos, houve um acréscimo de 106% no número de turmas e de 77% no de alunos”, diz Isabel.
Para oferecer os cursos, que têm curta duração e preços acessíveis, a Abrapa trabalha na divulgação por meio de contatos telefônicos, e-mails, folder, anúncios e releases em jornais e revistas.