Esalq/USP lança estudo sobre agricultura irrigada

Documento é uma parceria entre Esalq/USP, Ministério do Desenvolvimento Regional e FAO

Na próxima semana, a Elsaq/USP lança o estudo “Análise Territorial da Agricultura Irrigada no Brasil”. A ação ocorrerá virtualmente e envolverá representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO e o Grupo de Políticas Públicas (GPP) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

O estudo é parte dos esforços do MDR para o desenvolvimento da Política Nacional de Irrigação – PNI, em vistas de sua responsabilidade pela gestão e condução dos programas e projetos de promoção do desenvolvimento regional e da agricultura irrigada (conforme Lei nº 12.787, de 11 de janeiro de 2013). Entre os objetivos da PNI destacam-se o incentivo a ampliação da área irrigada, o aumento da produtividade em bases ambientalmente sustentáveis e a promoção do desenvolvimento local e regional, sendo o Plano de Ação Imediata para a Agricultura Irrigada um dos principais instrumentos para orientar o planejamento e a implementação da PNI.

Neste estudo, o GPP/Esalq junto ao MDR e à FAO, com colaboração da Agência Nacional de Águas – ANA, realizaram uma análise ampla que envolveu o levantamento, a sistematização e o processamento de bases de dados e informações capazes de orientar estratégias diferenciadas para cada porção do território brasileiro relacionada ao potencial de adoção da agricultura irrigada.

Fonte: Esalq/USP

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro