Máquinas e Inovações Agrícolas

Especialistas comentam sobre o surgimento da mecanização tropical

Área agrícola manejada de forma inadequada e vulnerável à erosão, fato inaceitável pois prejudica a toda a sociedade//Fotos: Ricardo Ralisch

Katiaíres Evangelista Delpin Malvezi 1 e Ricardo Ralisch 2 – Caros leitores, caros agricultores! Para esta edição retomaremos alguns assuntos que já foram abordados nas edições 60 e 68 desta revista, que trataram da Mecanização Conservacionista e da Mecanização Tropical, respectivamente. O retorno a esses temas possui diversas motivações e destacamos a importância da mecanização agrícola na necessidade de intensificação dos sistemas de produção agropecuários, ressaltando que essa intensificação deve respeitar obrigatoriamente os limites impostos pelos recursos naturais explorados pela agricultura, que são: água, ar, biodiversidade e solo.

Desses, o solo é fundamental, pois interage diretamente com os demais, já que um solo conservado e bem manejado propicia uma adequada infiltração das águas das chuvas. Assim evitam as erosões que assoreiam e contaminam as águas superficiais e ainda alimentam as reservas hídricas subterrâneas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Já possui cadastro? Faça o seu  Login.
É fácil, rápido e vale muito a pena!





Compartilhar