Fenasucro: Tarcísio promete colocar SP na liderança da transição energética

A abertura da 30ª Fenasucro & Agrocana nesta terça-feira (13) contou com a presença de algumas autoridades, entre elas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Na ocasião, ele prometeu colocar o estado na liderança da transição energética. Referência no setor, a Feira Mundial da Bioenergia segue até sexta-feira (16), em Sertãozinho (SP), com o intuito de debater e apresentar soluções sustentáveis que promovam a eficiência energética e a redução das emissões de carbono no Brasil.

Além de Tarcísio de Freitas, o evento recebeu o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos, o CEO da Unica, Evandro Gussi, além do presidente de honra da feira e presidente da Unica, Carlos Ubiratan Garms, entre outros convidados.

Safra de grãos 2023/24 deve ter redução de 21,2 milhões de toneladas

O governador destacou o compromisso de atuar em defesa da cadeia e afirmou que as respostas para a descarbonização e promoção de um agro sustentável estão no estado de São Paulo.

“A solução está aqui. As respostas que o mundo precisa para o processo de descarbonização estão em nosso estado. Temos um agro poderoso”, declarou Freitas.

Ele enfatizou a importância de investir em tecnologias que não apenas impulsionem o setor, mas também contribuam para uma matriz energética mais limpa e diversificada por meio da produção de biogás, biometano, SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e hidrogênio verde.

“Esse é o futuro. Precisamos avançar no híbrido flex, além de deixar de queimar diesel e usar biometano. A indústria automobilística deve caminhar na direção dessa vocação”, reforçou o governador.

Protocolo etanol

Durante a feira, que conta com mais de 600 marcas expositoras, o Governo de São Paulo instituiu, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, um grupo de trabalho dedicado à atualização do Protocolo Etanol Mais Verde, que tem o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do setor.

O documento, que envolve ainda a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e entidades representantes como a Unica, tem validade de 12 meses e prevê a efetividade de políticas públicas em prol da cadeia de produção sucroenergética paulista.

O primeiro dia da 30ª edição da Fenasucro & Agrocana também foi marcado pelo lançamento do Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio). A iniciativa, idealizada pelo CEISE Br, é voltada para a valorização e o desenvolvimento do ativo mais importante dentro das empresas: as pessoas. “O fato desse lançamento ser feito durante a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana é muito especial. Mostra que precisamos ter o olhar e a compreensão de que as pessoas são parte fundamental da força desse setor”, comentou Rosana Amadeu, presidente da entidade.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro