Fendt lança trator de esteira ideal para solos arenosos e áreas degradadas

O trator de esteira Fendt 1167 Vario MT causa menor impacto no solo e patina menos por manter uma área de contato constante com a superfície

A Fendt lança para o mercado brasileiro o trator de esteira Fendt 1167 Vario MT, com 673 cavalos de potência e esteiras no lugar dos rodados. O novo modelo, além de causar menor impacto no solo, patina menos por manter uma área de contato constante com a superfície. Por isso, a novidade é ideal para solos arenosos, recuperação de áreas degradadas ou em culturas em que o terreno é exposto, como é o caso da cana-de-açúcar.

Mapa define direcionamento de recursos do Funcafé para safra 2023/2024

Nessas situações, torna o trabalho na lavoura mais eficiente e sustentável, proporcionando economia de combustível, com menor desgaste de peças. Além disso, as esteiras também contribuem para a produtividade final do cultivo. Como o campo fica menos compactado, as plantas conseguem expandir suas raízes com mais facilidade, resultando em um estande sadio e produtivo.

“No Brasil, vemos um grande potencial para que esse produto trabalhe em áreas do Centro-Oeste e do Nordeste. Seu uso é indicado para situações específicas, como manejo de solo, plantio ou em propriedades que precisam ter menor impacto no terreno. O Fendt 1167 Vario MT veio para complementar nosso portfólio e para garantir a sustentabilidade nessas ocasiões diferenciadas”, diz Fabio Dotto, diretor de Marketing de Produto Fendt e Valtra.

Assim como nos demais tratores da marca, o modelo conta com a transmissão Fendt Vário, que garante velocidade e rotação ideais. Além disso, o lançamento possui o exclusivo sistema de suspensão Smart Ride Plus para ajustes de ângulo em sua parte dianteira, o que, por sua vez, modifica o centro de gravidade da máquina conforme cada necessidade.

Trator de esteira Fendt 1167 Vario MT chega ao mercado brasileiro

Por exemplo, se o produtor rural estiver em um deslocamento simples pela propriedade, ele pode levantar o ângulo para facilitar o transporte. Já quando estiver puxando um implemento pesado, basta abaixar o ângulo para que haja maior potência e tração com o solo.

“Essa mudança no ângulo faz com que o equipamento mantenha contato com o solo por toda a esteira, melhorando seu desempenho nas operações. E é exatamente por sua capacidade manobra que ele se destaca, a começar pelo fato de que patina com menos que uma máquina com pneus. Também não sofre com o galope [Power Hop], mantendo, assim, o avanço constante ao longo da área. Para as manobras de cabeceira, o trator inverte o avanço de cada esteira e pode realizar seu giro de retorno até mesmo parado. Por fim, temos a solução Fendt ID nos nossos motores, que entregam elevado torque até mesmo em baixas rotações. Sendo assim, é um produto que entrega alta eficiência, durabilidade e economia”, explica o diretor.

O equipamento também tem quatro pontos de lastro, que podem ser ajustados de acordo com a resistência gerada pelo implemento. Essa customização dá maior capacidade de adaptação ao produto, que consegue trabalhar tanto nos manejos mais pesados quanto nas situações mais sutis.

Cana-de-açúcar: setor se une para prevenir incêndios em canaviais

“Além de ser um trator muito bem balanceado, o trator de esteira possui um sistema de pistões estabilizadores. Assim, quando o implemento gera uma força adicional em um dos lados, a máquina compensa isso e mantém o percurso. Com isso, há um melhor rendimento operacional até mesmo para os manejos mais complexos”, finaliza Dotto.

 

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Pulverizador com tanque de 18 mil litros de capacidade inicia testes na Bahia

Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido

Nova ferramenta digital vai apoiar pecuaristas no planejamento forrageiro