Fiagro é alternativa de crédito privado para o produtor rural

O Governo Federal publicou no final de março, a Lei 14.130, que institui os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais – o  Fiagro.

O mecanismo de constituição de um Fiagro será baseado na possibilidade de o agropecuarista integralizar cotas do Fundo com sua propriedade rural, além de acessível a todo tipo de poupador: do pequeno investidor individual a grandes fundos de investimento.

O Podcast MIA conversou com o autor do projeto de lei, que institui o Fiagro, o deputado Arnaldo Jardim (cidadania/SP), que é o coordenador de infraestrutura e logística da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária). O deputado destacou que, na próxima safra, a previsão de demanda por financiamento do setor deverá ser 30% superior ao que foi necessário ano passado, para que os produtores tenham condições de plantar e investir em maquinário e implementos. Jardim diz que esses recursos não estão garantidos pelas linhas de crédito tradicionais. E que uma forma de desafogar o setor poderá vir justamente do Fiagro.

Ouça a sua declaração a respeito das expectativas para a implantação do fundo e o impacto que ele deverá provocar em todo o setor.

Related posts

Abiove prevê recordes históricos para o complexo da soja em 2025

VBP da agropecuária deve recuar 1,9% em 2024, aponta CNA

Fendt e Valtra inauguram loja satélite em Guarapuava, no Paraná