De hoje até sexta-feira, em início a série de webinars do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Pela primeira vez, o evento que será realizado presencialmente em 29, 30, 31 de março e 01 de abril em Caxias do Sul, terá uma transmissão ao vivo pela internet, com a presença de 14 especialistas e profissionais de universidades, instituições de pesquisa, empresas e associações ligadas ao tema.
A abertura debaterá “Estamos desperdiçando energias renováveis em forma de esgoto e lixo urbano?”, com a professora Suelen Paesi (moderadora), Vânia Schneider (Universidade de Caxias do Sul – UCS), José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e Maria Varesche (Universidade de São Paulo – USP) e Gabriela Otero (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe).
Na quinta-feira, dia 10, o assunto aborda: Como tornar uma planta de biogás mais eficiente e também lucrativa? Este é um dos grandes desafios de quem trabalha no agronegócio. O pesquisador e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kun, diz que “serão abordadas as oportunidades que podemos encontrar nos resíduos agroindustriais, trazendo algumas experiências desenvolvidas e conduzidas a campo; a questão dos resíduos da produção animal e os cuidados com o manejo e preparação destes substratos para que a recuperação de biogás seja otimizada; e a experiência de sucesso na produção de biogás na pecuária do estado de Minas Gerais, uma das regiões brasileiras que tem se destacado na geração de biogás a partir destes resíduos.”
Neste segundo dia do evento online, o pesquisador da Embrapa irá moderar o debate que terá as presenças do analista da Embrapa Suínos e Aves Ricardo Steinmetz; do professor Odorico Konrad, da Universidade do Vale do Taquari (Univates); e do engenheiro André Holzhacker, da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap).
Na sexta-feira, dia 11, o diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques, comanda os debates sobre – Avanços e Perspectivas de futuro para o Biogás no Brasil. Serão discutidos o mercado brasileiro do biogás e do biometano, as novas estratégias para produção de biogás com resíduos sólidos urbanos, as oportunidades para o setor elétrico brasileiro a partir dos avanços com geração distribuída e mostrado o caso dos efeitos positivos do biometano para a companhia de gás do Ceará e quais os fatores relevantes da região para oportunidades com biometano.
“Dentro destes temas, vão ser identificadas muitas oportunidades para empreendedores do biogás e biometano, prestadores de serviço da cadeia do biogás e especialmente interessados em produzir biogás e biometano que estão procurando entender quais as oportunidades vinculadas aos seus resíduos, às suas demandas energéticas que o biogás e o biometano se encaixam. Então, é muito importante ficar atento a esse webinar para ter essa leitura de oportunidades para se aproveitar do biogás e do biometano e ganhar competitividade e gerar novos negócios”, destaca Marques. O diretor do CIBiogás terá a companhia de Tamar Roitman (Associação Brasileira do Biogás – ABiogás), Luis Felipe Colturato (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – Unido/GEF), Maycon Vendrame (Itaipu Binacional) e Hugo Figueiredo (Companhia de Gás do Ceará – Cegás).
As inscrições estão abertas e são gratuitas. Os participantes receberão certificado digital. Os debates iniciam sempre às 10h30 da manhã com transmissão pelo canal do Fórum no YouTube (biogasebiometano), mas apenas os inscritos receberão link de acesso.
Fórum presencial
O encontro presencial do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece em Caxias do Sul-RS, entre 29 de março e 1º de abril de 2021, no UCS Teatro e no Centro de Convivência da UCS.
A programação inclui seminários técnico-científicos, reuniões com produtores, setor industrial, prefeituras, pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e palestras, além do espaço de negócios para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos painéis serão debatidos o panorama do biogás e do biometano; arranjos cooperativos e parcerias público-privadas em projetos de biogás; biogás para energia elétrica; desafios e oportunidades para o biometano; biogás na indústria e na agropecuária e biogás de resíduos sólidos urbanos e esgoto.
No último dia do evento, os inscritos nas visitas técnicas poderão acompanhar experiências e aplicações práticas de produção de biogás. Um dos roteiros inclui visitas à Fazenda Trevisan em Farroupilha e à Ambev em Viamão. A segunda opção é por visitas à Folhito Adubos Orgânicos em Estrela e à propriedade da família Wallauer em Salvador do Sul. A programação completa, os roteiros e outras informações estão disponíveis no site do evento.
O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é uma realização CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).