Gaúcha Solumont lança plantadeira com foco na agricultura familiar

A empresa Solumont, de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, lançou sua primeira plantadeira voltada à agricultura familiar. Trata-se da Plantadeira CP da Solumont. Equipada com sistema “Danper Line”, tecnologia própria e patenteada de molas pneumáticas, mantém a pressão constante em todas as linhas, independente do seu volume de ar interno, tanto no corte da palhada como na deposição da semente. Além de proporcionar estabilidade, sem trepidação e consequentemente, melhorando a emergência do cultivo.

“Este sistema entrega um plantio de alta qualidade tanto em terrenos com grande declive, quanto em terrenos planos”, diz explica Nilson Petrikovski, sócio proprietário da Solumont.

A máquina sairá de fábrica equipada com soluções da FertiSystem, incluindo dosadores de sementes e fertilizantes. De acordo com o engenheiro agrônomo, gerente de marketing de produto e inteligência de mercado da FertiSystem, Álvaro Gottlieb, a Plantadeira CP terá grande potencial para o plantio, pois “será capaz de realizar o controle total e automático da operação”.

“Com os dosadores FertiSystem já instalados eleva-se o nível de automatização. Isso quer dizer que o produtor reduzirá o seu custo/tempo de manutenção e terá maior economia no plantio, por meio de produtos de alta durabilidade e precisão”, ressalta.

O ‘combo tecnológico’ embarcado no equipamento contará com o dosador de fertilizantes, Auto-lub AP NG, que tem baixa necessidade de manutenção e precisão na dosagem, segundo a fabricante. Também compõe o dosador de sementes, Virgo, que tem manutenção simplificada, baixa quantidade de consumíveis e capacidade de trabalho com discos e anéis universais.

Venda de máquinas agrícolas acumula queda de 27,5% em 2024

Outro diferencial é o sistema de controle e monitoramento, VRA PRO, que garante o controle total da operação por meio de motores elétricos de alta durabilidade, monitoramento total da operação e taxa variável.

Segundo Gottlieb, toda essa tecnologia na aplicação precisa de sementes e adubos maximiza o potencial de crescimento das plantas, melhora a saúde do solo e reduz falhas e perdas.

“Em termos econômicos, evita desperdícios, reduzindo o consumo de insumos e aumentando o retorno sobre o investimento. Práticas de agricultura de precisão também podem qualificar os produtores para incentivos fiscais e subsídios governamentais destinados a práticas agrícolas sustentáveis”, diz o especialista.

A Plantadeira CP conta com outras tecnologias importantes, como a de motores elétricos para taxa fixa e variável, tanto para adubo, como para semente, que otimiza o tempo de regulagem, e que pode ser feita por meio de um painel eletrônico ou pela tela do celular. A máquina também é apta a agricultura de precisão, dosando adubo e semente em quantidade exata em demanda ou área específica.

“A máquina foi pensada e desenvolvida para proporcionar o melhor em quesitos de plantio para o homem do campo, trazendo como aliada a alta tecnologia e custo-benefício, atendendo assim, aquele que busca constantemente melhorias em seus processos produtivos com conforto, segurança e rentabilidade”, completa Petrikovski.

Ganhos a agricultura familiar

O lançamento da Solumont vai ao encontro a uma demanda do mercado estimulado, principalmente, pelo novo Plano Safra do Governo Federal que vai garantir aos agricultores familiares melhores condições na concessão de crédito. Com juros menores e mais garantias de acesso, a iniciativa assegura R$ 85,7 bilhões para esse perfil de produtor com o intuito de fortalecer essa importante categoria e promover a produção sustentável de alimentos saudáveis para o Brasil.

De acordo com o especialista de mercado Rafael Luche, gerente de vendas, pós-vendas e marketing da FertiSystem, com este cenário, as agroindústrias focadas na agricultura familiar como a Solumont ganharam novo fôlego e melhoraram suas expectativas de vendas.

“A propriedade de menor porte geralmente tem problemas de escassez de mão de obra, porém, ela busca rentabilidade, tanto quanto o agricultor empresarial. Por isso, soluções como a Plantadeira CP que possui alta tecnologia, facilita o manejo, pois garante maior eficiência e otimiza muitos processos. É uma máquina vocacionada à agricultura familiar com um completo pacote tecnológico”, destaca.

Ainda segundo Luche, por meio do acesso à essas tecnologias, o produtor tem a oportunidade de verticalizar receita, além de ter mais rentabilidade e mais produtividade em uma área menor.

“Entendemos a vocação do nosso cliente e por isso buscamos parcerias que possam acelerar seu desenvolvimento. A Plantadeira CP tem os melhores atributos da Solumont, adicionados à soluções inteligentes para o plantio da FertiSystem, com o objetivo de melhorar a produção e, obviamente, a rentabilidade do nosso agricultor”, finaliza.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Plantio da soja no RS atinge 99% da área projetada, afirma Emater/RS-Ascar

Algoritmos ajudam a tornar preciso o manejo integrado de pragas

Moagem de cana no Centro-Sul registra queda em dezembro