A solução surgiu de uma demanda dos gestores e diretores das empresas agrícolas, que precisavam de mais agilidade para acompanhar as operações e resolver eventuais problemas que surgissem. O app tem funções como notificações personalizadas, que permitem ao gestor configurar o recebimento de avisos quando, por exemplo, algum incidente ocorrer no campo. ”
A produção ocorre durante as 24 horas do dia. O gestor pode estar em casa, por exemplo, e eventualmente consultar e acompanhar alguma área com problema crítico, mesmo estando fora do seu local de trabalho. A mobilidade vem no sentido de facilitar o acesso ao produto, já que o celular hoje é praticamente uma extensão de nosso corpo, pois o levamos para todo lugar e fazemos tudo com ele”, explica Alexandre Alencar, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de Agricultura da Hexagon.
Outra tecnologia que será destaque durante a feira é o HxGN AgrOn ECU ISOBUS, que faz a interface com sensores e atuadores em implementos agrícolas. O diferencial da solução é a comunicação no padrão ISOBUS, permitindo a compatibilidade com dispositivos de diferentes marcas e modelos. “A customização e integração facilitadas do produto é um ponto essencial para os fabricantes, que precisam se adaptar com características de diversos implementos e displays, um dos maiores desafios da automação agrícola atualmente”, explica Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon.
Tecnologia para o manejo de cana-de-açúcar
A Hexagon também vai levar para a feira uma solução voltada para o monitoramento de aplicação de vinhaça por aspersão, para o manejo de cana-de-açúcar. Há um tempo a vinhaça se tornou um dos fertilizantes mais importantes para a cultura, mas carecia de uma aplicação automatizada, para gestores terem mais visibilidade das informações, conseguindo corrigir em tempo hábil possíveis divergências.
Segundo Rafael Borelli, Gerente Comercial de Soluções da empresa, a Hexagon viu uma oportunidade utilizando o HxGN AgrOn Monitoramento de Máquinas para implementar essa solução. “Nós automatizamos esses equipamentos para disponibilizar informações para os gestores e suprir essa demanda, que tende a crescer cada vez mais”, explica.
O estande da marca ainda exibirá outras soluções, como tecnologias para agricultura de precisão que podem ser embarcadas nas máquinas agrícolas, permitindo, por exemplo, a aplicação de insumos em taxa variável e corte de seção. Quem visitar o estande da Hexagon também vai poder conferir as diferentes gerações de displays: Ti5, Ti7 e Ti10.
A versão mais recente, o HxGN AgrOn Ti10, conta com tela de alta definição (HD) de 10,1 polegadas, processadores de alta performance e possibilita trabalhar com ISOBUS, protocolo universal de padronização da comunicação agrícola. Enquanto o Ti10 tem alta capacidade de processamento para atender às necessidades de grandes empresas, o Ti5 é um equipamento de entrada, tendo em vista sua facilidade de uso, aplicabilidade em diversas operações agrícolas e investimento acessível.