Os temporais se espalham pelo estado devido ao avanço de uma frente fria
No extremo sul do Rio Grande do Sul, os volumes de chuva devem exceder os 100 milímetros em 24 horas podendo superar os 150 mm até o início da quarta-feira (8), segundo informações do Instituto.
Na região próxima a Pelotas, Rio Grande, abrangendo a Campanha e o oeste do estado até Alegrete e São Borja, também são esperados temporais, acompanhados de ventos com rajadas superiores a 70 km/h e possível queda de granizo.
Por que a telemetria é a chave para a agricultura do futuro
Entre o final da terça (7) e ao longo da quarta-feira (8), a movimentação de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica, partindo do norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai, juntamente com a formação de um ciclone extratropical, resultará na rápida expansão de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul. Essa frente fria provocará instabilidade em várias áreas do estado.
Durante esse período, é prevista uma queda significativa nas temperaturas máximas, acompanhada por rajadas de vento possivelmente superiores a 80 km/h e precipitação entre 20 e 50 mm em diversas regiões.
Tempo frio e seco
No fim da quarta-feira (8), no sul e no oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica frio e seco devido ao ingresso de um sistema de alta pressão atmosférica. Nas demais áreas, a instabilidade cessa no fim do dia.
De acordo com o Inmet, a quinta-feira (9) será de tempo frio e seco na maior parte do estado gaúcho. No fim do dia, pode chover no norte do estado. As temperaturas mínimas devem variar de 4°C a 8°C nas áreas mais frias do sudoeste, Planalto e Serra. Na capital, Porto Alegre, as temperaturas mínimas ficam ao redor dos 12°C.
Ao longo da sexta-feira (10), a instabilidade retorna devido às áreas de instabilidade. No fim de semana, a formação de uma frente fria, com amplo ingresso de reforço de ar frio de origem polar provocam a chuva.
Para o fim de semana, a expectativa é de tempo úmido e gradataviamente mais frio. A chuva com mais intensidade deve ocorrer no norte e leste do estado. No sul e oeste, por sua vez, o tempo fica mais seco a partir da segunda-feira (13).