Inspeção de pulverizadores é destaque na Casa da Emater

O espaço também apresenta ao público questões relacionadas à regulagem e a calibração dos pulverizadores, como parte das ações do projeto Inspeciona RS

Qualificar o trabalho de aplicação de defensivos agrícolas com redução de custos, menor impacto ambiental e diminuição de riscos para a saúde humana. Este é um dos objetivos do espaço de Tecnologia de Aplicação, que está sendo apresentado na Casa da Emater/RS-Ascar. No local, os visitantes podem conhecer equipamentos como um pulverizador que simula a deriva, com informações sobre a utilização de diferentes bicos e a respeito de tamanho de gota, além das condições meteorológicas ideais para a aplicação de agrotóxicos.

O espaço também apresenta ao público questões relacionadas à regulagem e a calibração dos pulverizadores, como parte das ações do projeto Inspeciona RS, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi/RS). “Em linhas gerais essa é uma ação importante que reduz o custo da operação, minimiza a contaminação e possibilita uma maior eficácia agronômica”, frisa o extensionista da Emater/RS-Ascar Emerson da Silva Portes.

Em todo o Estado, a Emater/RS-Ascar tem qualificado agricultores, de acordo com a Instrução Normativa nº 42/2021, que versa sobre o tema. O documento prevê que os aplicadores sejam cadastrados no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos junto à Seapi, sendo também necessária a realização de capacitação em cursos de boas práticas agrícolas em aplicação para aplicação de defensivos agrícolas. “No espaço também explicamos sobre outras partes que compõem um pulverizador e os itens que o aplicador deve estar atento”, salienta Portes.

O projeto Inspeciona RS existe desde 2019, primeiro como piloto e depois de forma definitiva a partir de 2020, e funciona em duas linhas de ação. A primeira é o treinamento de agricultores em cursos de boas práticas agrícolas para aplicação de defensivos agrícolas e a segunda linha de ação é o treinamento e inspeção de pulverizadores agrícolas. Os dois são realizados por extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Desde o início do projeto, já foram realizados 500 cursos com cerca de 13 mil agricultores capacitados e mais de duas mil inspeções já foram realizadas. De acordo com o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Elder Dal Prá, o objetivo para este segundo semestre é realizar 70 cursos de capacitação e realizar 250 inspeções nos pulverizadores agrícolas.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Expointer supera a última edição e fatura R$ 8,1 bilhões em negócios

Semeadoras de arroz são destaques da Kuhn do Brasil na Expointer

Agricultura Familiar acumula crescimento de 16,6% em dois dias de Expointer