Irrigação com energia solar deve impulsionar produção na agricultura familiar

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) fez uma parceria interministerial para promover iniciativas sustentáveis de irrigação voltadas para a agricultura familiar. O pacto foi firmado nesta quarta-feira (5) em conjunto com os ministérios de Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também participou.

O projeto tem como objetivo a implantação de placas fotovoltaicas para sistemas de irrigação localizados em regiões onde o acesso à energia elétrica é insuficiente ou precário.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância de reposicionar a política pública de irrigação no país. “Ainda na reformulação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), eu defendi para o ministro Rui Costa (da Casa Civil) que a Política Nacional de Irrigação fosse retomada. Mas quando chegou na hora, a gente teve o eixo Água Para Todos, bem posicionado, mas ainda não estava madura a questão da irrigação. Nós só temos uma forma de resolver o desencontro do passado se reposicionarmos a política pública”, afirmou.

Clima favorável deve impulsionar o setor de máquinas agrícolas em 2025

A iniciativa interministerial será implementada por meio de duas frentes principais. Uma delas é a realização de projetos em parceria com os estados, com a instalação de poços para irrigação descentralizada, utilizando energia solar para beneficiar pequenos produtores rurais. A outra frente é a criação de polos de irrigação, focados na modernização da produção agrícola em regiões com escassez hídrica.

O programa já está em fase de implementação no Rio Grande do Norte e deve se expandir para outras regiões prioritárias, como o Nordeste e o Norte do país, onde a escassez hídrica é um desafio. A iniciativa visa não só aumentar a produtividade, mas também garantir a sustentabilidade ambiental e energética para cadeias produtivas da agricultura familiar.

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Sicoob disponibiliza R$ 2 bilhões aos agricultores no Show Rural Coopavel

Banco John Deere e Bradesco anunciam conclusão de joint venture no Brasil

AGCO inaugura centro de remanufatura de transmissões em Jundiaí