Irrigação localizada assegura florada da lavoura de café

Por Gabriela Terra*

A florada é uma das fases mais importantes na cafeicultura, essa etapa é responsável por definir o potencial produtivo da lavoura para o próximo ano. O que sucedia nos anos anteriores, era que na retomada do período chuvoso, geralmente em setembro/outubro, as gemas se hidratavam, os botões cresciam e, alguns dias depois, ocorria a abertura floral.

Esse ano, ocorreu o adiantamento da diferenciação floral, abotoamento e florada dos cafeeiros, que, segundo a Procafé, teve esse comportamento principalmente devido às condições climáticas, estresse hídrico e temperaturas elevadas.

Com o déficit hídrico acumulado na maioria das áreas cafeeiras do Brasil, as plantas estavam estressadas com indução floral adiantada, e com o baixo índice de chuva que sucedeu, houve um estímulo da abertura floral e como esse fator ocorreu em um período seco é um grande risco para os produtores que não possuem irrigação, pois a abertura floral sem chuvas pode levar ao abortamento das flores e perdas de produção para a safra do próximo ano, já os produtores que possuem a tecnologia da irrigação conseguiram manter os botões hidratados, garantindo o pegamento da florada.

A irrigação na fase de pré florada garante plantas hidratadas, com menor índice de estresse hídrico, maior nível de hidratação das folhas, e consequentemente maior hidratação das gemas florais, o que faz com que a planta chegue na fase de florada, mais hidratada e menos estressada. Resultando assim em uma porcentagem maior de pegamento floral e menores riscos com abortamento, tendo em vista que plantas com estresse hídrico levam ao abortamento das flores.

Outro aspecto importante para a produção de flores e frutos no café arábica é garantir o crescimento de ramos plagiotrópicos, ou seja, garantir o crescimento vegetativo das plantas, que influencia diretamente no florescimento e frutificação. A irrigação contribui para a formação de folhas novas, e evita a queda prematura delas, assegurando assim uma florada de sucesso.

*Gabriela Terra é especialista agronômica da Netafim

Related posts

Quais os benefícios da fenação para o bolso do produtor rural

Como a inovação está transformando a produção de soja no Brasil

Desafio das queimadas: incêndios geram impactos dentro e fora do agro