CNMA: John Deere destaca protagonismo de mulheres e jovens

Executivos da companhia palestram sobre a participação feminina no mercado de trabalho; ciência e tecnologia na agricultura; e educação de jovens no agronegócio no CNMA e no YAMI

A participação da John Deere no 7º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) e no 4º Youth Agribusiness Movement Internacional (YAMI) tem como temas a liderança feminina e a importância de trazer conhecimento e mais tecnologia para a juventude no agronegócio. Os eventos ocorrem de hoje até amanhã, 27 de outubro, no Transamérica Expo Center em São Paulo (SP).

No primeiro dia de evento, Antonio Carrere, presidente da John Deere Brasil, marca presença no painel “Cadeia Vegetal”. Os participantes conversarão sobre como a ciência e a pesquisa genética devem integrar a área vegetal para elevar a produtividade das culturas e aumentar o aproveitamento agroindustrial dos nutrientes, proteínas e energias.

“A agricultura tropical brasileira é regada por pesquisas e tecnologias que podem levar a uma produção mais rentável e sustentável, facilitando na gestão, de forma cada vez mais digital; com rastreabilidade; com a utilização correta e sustentável dos solos; e com o aumento da segurança do alimento produzido”, afirma Carrere.

Wellington Silvério, diretor de Recursos Humanos da John Deere para América Latina, estará presente na discussão do YAMI sobre “Governança de Cadeia Produtiva”. O debate abordará a composição da nova capacitação humana, formada por conhecimentos em tecnologia, administração, liderança, economia, legislação, integração dos complexos das cadeias produtivas e empatia.

“A juventude está chegando para tomar conta do campo, e eles precisam cada vez mais ter uma formação completa e um olhar técnico para o negócio, além da facilidade com o uso da tecnologia. É preciso adquirir um conhecimento sobre as diferentes culturas do mundo e sobre si mesmo. Aprender a conviver com crenças distintas”, recomenda.

Segundo um estudo realizado pela EY e CropLife Brasil, em março de 2022, a nova geração, na faixa etária entre 25 e 44 anos, vem assumindo o protagonismo no setor agrícola. De acordo com a pesquisa, 95% deles têm maior familiaridade em relação ao uso da internet na busca por informações sobre o clima, as técnicas ou as cotações.

Mulheres no agro, em tecnologia e na liderança

Durante o segundo dia de programação do CNMA, na Arena do Conhecimento, Estela Dias, gerente de Marketing Tático para Tecnologias de Precisão no Brasil, fará uma palestra na qual vai passar sua vivência nos temas: Mulheres no Agro, Mulheres em Tecnologia e Mulheres na Liderança.

“A participação feminina dentro da agricultura está evoluindo. Hoje, mulheres ocupam espaços como protagonistas em diversos setores, desde estagiárias até zootecnistas, gerentes, diretoras e proprietárias. É preciso reforçar a importância de ter o olhar desse gênero no setor e, ao mesmo tempo, unir forças e fornecer apoio para aquelas que almejam seu espaço e sua marca na área”, enfatiza Estela.

O intuito da John Deere é fortalecer seu propósito e comprometimento com temas relacionados ao papel da mulher como líder no agronegócio. “Todos os dias mulheres alcançam lugares onde nenhuma outra esteve. Hoje, elas já ocupam posições de gestão na tecnologia, no agro e nos setores executivos. Por mais que seja um motivo para celebrar, também mostra que ainda há muitos espaços a serem preenchidos. Para alcançar certos níveis, precisam estar sempre mais preparadas, o que ao mesmo tempo é uma vantagem. Quanto mais preparadas, mais sabem, e mais poder ganham por meio do conhecimento. Um trabalho de empoderamento diário”, acrescenta Estela.

A John Deere conta com 70 iniciativas inseridas em todas as suas unidades, promovendo diversidade, equidade e inclusão. Em julho, por exemplo, a empresa lançou a primeira edição do programa Women Can Code, um projeto que busca aumentar a diversidade no mercado de tecnologia, por meio da capacitação, desenvolvimento e oferecimento de oportunidades para mulheres pretas, LGBTQIA+ e outras interseccionalidades.

“Nos esforçamos para ampliar a participação feminina em cargos de liderança. Em 2019, 19% do nosso time global era composto por mulheres, hoje somos 33%. Sendo que só no Brasil, 19% do time feminino ocupa cargos de liderança”, reforça a gerente de Marketing Tático para Tecnologias de Precisão no Brasil.

O estande da John Deere no CNMA conta com espaço de 100m² que traz, tanto no layout como nas ativações, um conceito diferenciado, com o objetivo de ressaltar a força do empoderamento feminino. São oferecidas palestras e conversas sobre liderança; diversidade, equidade e inclusão; e tecnologia e inovação com funcionários da empresa.

A John Deere também tem uma parceria com a Rede UMA — União das Mulheres do Agronegócio — que traz uma das fundadoras, a Cristiane Steinmetz, para participar da programação do estande. Os bate-papos serão apoiados por um painel de facilitação gráfica, no qual um ilustrador desenhará os assuntos e temas abordados pelos palestrantes.

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