Quais os cuidados na manutenção de máquinas agrícolas pós-enchentes

Após uma inundação, os equipamentos podem estar expostos a diversos riscos, como áreas afetadas por deslizamentos ou sob estruturas danificadas que podem cair

Bruno Pianca* – A manutenção de máquinas agrícolas que foram submersas por enchentes é um processo fundamental para garantir a funcionalidade dos equipamentos. Após uma inundação, os equipamentos podem estar expostos a diversos riscos, como áreas afetadas por deslizamentos ou sob estruturas danificadas que podem cair. Portanto, a orientação é ter cautela para avaliar cuidadosamente o local onde a máquina está antes de iniciar qualquer procedimento.

Um erro comum é tentar ligar a máquina, causando danos no motor, que pode estar comprometido com água ou lama; ou na parte elétrica, como superaquecimento de chicotes ou curtos-circuitos. O primeiro passo ao fazer a manutenção de máquinas agrícolas atingidas por inundações é interromper a corrente elétrica. É importante desligar a bateria e a chave geral para evitar risco de curto-circuito ou acidente.

Em seguida, é necessário realizar uma limpeza para remover lama e lodo acumulados na máquina, permitindo avaliar os danos e planejar a manutenção.

Venda de máquinas agrícolas cai 11,6% de janeiro a abril, diz Anfavea

É imprescindível fazer uma verificação detalhada da parte elétrica e mecânica. Todos os chicotes, conectores e módulos eletrônicos devem ser limpos com álcool isopropílico e produtos destinados à limpeza de contatos elétricos para remover resíduos e oxidações.

Já na parte mecânica, é necessário drenar todos os fluidos do motor e durante a substituição verificar se há presença de lama. Se identificada, é recomendável buscar auxílio do concessionário para uma avaliação e manutenção mais minuciosa.

Não identificando a presença de lama, a substituição dos fluidos deve ser realizada, com também a lubrificação de todos os pontos graxeiros para eliminar possíveis contaminações ou presença de impureza nos componentes. Para garantir a segurança e evitar danos ao meio ambiente, os fluidos drenados devem ser coletados e descartados em recipientes adequados.

Após realizar todas as verificações e limpezas iniciais, é o momento de ligar a máquina. Se houver problemas, como resistência ou aquecimento, é recomendado acionar o concessionário. Na concessionária, será possível desmontar o equipamento e realizar uma inspeção criteriosa.

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, disponibilizou um guia com orientações sobre o passo a passo a ser seguido para realização da manutenção inicial em máquinas afetadas pelas enchentes. É importante ressaltar que as medidas não anulam uma análise especializada realizada pela concessionária, iniciativa fundamental para garantir um retorno seguro e eficiente à operação.

*Bruno Pianca é gerente de serviços AGCO

 

ASSINE MÁQUINAS E INOVAÇÕES AGRÍCOLAS – A PARTIR DE R$ 6,90

➜ Siga a Máquinas & Inovações Agrícolas no Instagram e no Linkedin!

Related posts

Quadtrac 715 da Case IH recebe o prêmio de Trator do Ano de 2025

LS Tractor amplia a rede de concessionários para o norte e nordeste do Brasil

Conab prevê aumento de 8,2% na safra de grãos 2024/2025